Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mutirão deve intensificar combate ao Aedes aegypti em Joinville

Publicado em 19/01/2016 Editoria: Saúde Comente!


Ação ocorre nos bairros Itaum e Floresta e conta com 100 profissionais

Começou na manhã desta segunda-feira (18) uma ação que promete intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti em Joinville, no Norte do estado. Até sexta (22), 2.207 casas e estabelecimentos comerciais devem ser fiscalizadas nos bairros Itaim e Floresta, considerados infestados pelo inseto.

Participam do mutirão profissionais de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, Polícias Militar e Ambiental, Bombeiros Voluntários e Defesa Civil. Neste primeiro dia do programa, aproximadamente 350 domicílios foram fiscalizados, segundo a prefeitura.

Operação

Os trabalhos foram de orientação aos moradores e recolhimento de pequenos recipientes, que podem servir de criadouros ao mosquito. Garrafas, lixo, pratos de plantas, pneus velhos, entre outros, deverão ser eliminados.

Um drone foi utilizado para fiscalizar casas abandonadas ou que estavam vazias no momento da inspeção. Só neste ano, sete focos do mosquito foram encontrados em Joinville, sendo três no bairro Itaim, dois no Floresta e outros dois no distrito de Pirabeiraba.

Além disso, a Defesa Civil e os Bombeiros Voluntários prestaram apoio com escadas para o acesso aos pontos mais altos das casas, como caixas-d’água e calhas.

Funcionários da empresa ambiental fizeram o recolhimento de materiais mais pesados, como geladeiras e máquinas de lavar, além da drenagem de bueiros com água parada.

Planos de ação

A ação contra o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus é coordenada pela sala de situação de combate ao Aedes aegypti, e foi implantada em 27 municípios catarinenses.

“Pedimos que os moradores recebam os nossos agentes e permitam que eles possam verificar as condições e repassar as orientações necessárias para acabar com este mosquito. Todos nós temos que fazer a nossa parte”, explicou Nicoli dos Anjos, coordenadora da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Joinville.

O segundo ciclo de visitas nesta mesma área está previsto para ocorrer entre os dias 22 e 26 de fevereiro, nos mesmos moldes da ação desta semana.

› FONTE: G1 SC

Comentários