Uma tonelada de lixo foi retirada da Lagoa da Conceição no último sábado, dia 16, por cerca de 100 voluntários que participaram da Ação Lagoa Limpa, promovida pelo Instituto Sea Shepherd Brasil
Entre os objetos retirados dos arredores e de dentro da Lagoa, através de limpeza aquática e subaquática, estão para-choque de carro, cadeira de plástico, mangueira, roupas, pneus, garrafas, tampas de garrafa e bitucas de cigarro. Peixes mortos também eram parte do cenário.
"As pessoas são responsáveis pelo lixo que geram", ressalta o diretor do Instituto, Luiz Antonio Tamburo Faraoni, explicando que o trabalho da ONG é, através de ações como essas, conscientizar as pessoas do papel de cada um.
Na ocasião, foram coletas amostras para análise laboratorial da qualidade da água da Lagoa da Conceição. Os resultados devem ser divulgados na próxima semana.
A Sea Shepherd foi fundada em 1977 pelo canadense Paul Watson e desde então vem defendendo, protegendo e conservando a vida em mares de todo mundo. Exemplos como esse que as pessoas não só de Florianópolis devem seguir mas de todo o país. Conservar é garantir um futuro para as próximas gerações.
› FONTE: Letícia Kapper da Silva/Cultura Multimidia