Dentre os 8.042 atendimentos realizados, as queixas mais comuns envolvem empresas de telefonia, TV por assinatura e agências bancárias
O Procon de São José divulgou a lista com as 30 empresas que mais receberam reclamações durante o ano de 2015. Entre os 8.042 atendimentos realizados no município no ano passado, as queixas mais comuns feitas pelos consumidores são de empresas de telefonia, TV por assinatura e agências bancárias. Com 1.052 ações administrativas, o Grupo Oi liderou o ranking das empresas reclamadas, seguida pelo Grupo NET.Claro com 593, TIM com 577, SKY com 297 e Grupo Via Varejo Casas Bahia e Ponto Frio com 262.
O diretor do Procon de São José, Humberto de Souza, destaca que é obrigação das empresas respeitarem o Código de Defesa do Consumidor. "Os números mostram que os fornecedores não estão aptos para dar suporte aos consumidores. Falta entendimento de vendedores e gerentes em relação ao que determina a lei", avalia Humberto.
O diretor do Procon ressalta ainda que no caso de grandes empresas, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o 0800 são deficientes, já que os mesmos nem sempre seguem o que está previsto Código de Defesa do Consumidor. "Entre as reclamações estão as cobranças indevidas, o envio de produtos sem o pedido, empréstimos consignados e renovados sem autorização do cidadão", complementa Humberto de Souza.
Para ele, informação é essencial para o consumidor. "Estamos trabalhando para levar o Código de Defesa do Consumidor à população, que precisa conhecer os direitos e deveres do consumidor e do fornecedor", finaliza o diretor.
Resolutividade
No ano passado, os 8.042 atendimentos realizados pelo Procon de São José atingiram um índice de resolutividade de 93%. Em 2014, foram 7.895 atendimentos com resolutividade de 92% e, em 2013, 7.100 registrados (84%), totalizando 23.037 atendimentos nos últimos três anos. Neste período, a média de resolutividade foi de 90% dos casos registrados.
O Procon é um serviço público que tem como finalidade proteger, amparar e defender o consumidor de práticas comerciais enganosas ou que lhe tragam danos ou prejuízos. Cabe ao Procon orientar, receber, analisar e encaminhar reclamações, consultas e denúncias de consumidores, fiscalizar previamente os direitos dos consumidores e, quando for o caso, aplicar sanções.
› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José