Armazenamento e proteção de informações em bancos de dados, expansão da rede de internet dos órgãos públicos, manutenção e aprimoramento dos sistemas de atendimento aos cidadãos catarinenses e investimento em pesquisas para inovação tecnológica. Estas são algumas das atividades do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), estatal que completou 40 anos em 2015.
“A missão do Ciasc é promover soluções em tecnologia da informação para os governos, especialmente o Governo do Estado, mas também prefeituras e o governo federal. Estamos também buscando novidades em várias frentes, como o empoderamento da nossa rede de fibra óptica para prestação de serviços ao cidadão. Outra iniciativa é o desenvolvimento de aplicativos que possam tornar as informações de governo acessíveis para a população de uma maneira fácil e amigável e, principalmente, de maneira transparente”, explica o presidente do Ciasc, Roberto Amaral.
As atividades do Ciasc
Com uma equipe de cerca de 330 profissionais, o Ciasc atua principalmente como prestador de serviços de tecnologia da informação e comunicação e como provedor oficial de internet para o Governo do Estado de Santa Catarina. Mas outras funções integram as atividades do centro. Conheça abaixo algumas delas.
Infovias: o Ciasc é responsável pela rede de fibra óptica própria do Governo do Estado. Para expansão do sistema, foi firmada em 2015 uma parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública de tecnologia da informação e comunicação do governo federal.
Data center: o centro é gestor do banco de dados do Governo do Estado, atendendo também prefeituras e órgãos do governo federal. Além da manutenção e atualização do sistema, é necessário investimento constante na proteção dos dados, com mecanismos de segurança em três frentes – cibernética (contra invasões virtuais), patrimonial e energética.
Desenvolvimento: criação de aplicativos para dispositivos móveis, buscando maior alcance de dados públicos para a população.
Normatização: buscar uma padronização entre os sistemas utilizados pelos diferentes órgãos estaduais, visando facilitar a troca de informações entre diferentes pastas.
Informação: gestão das informações, tanto para embasar decisões de gestores dos órgãos públicos, quanto para prestação de serviços para a população. Está em desenvolvimento um projeto para reunir em um mesmo sistema informações de diferentes órgãos estaduais, que poderiam ser acessados pelo cidadão em um único canal. Um protótipo deve ser apresentado nos próximos meses.
Inovação: técnicos do Ciasc trabalham na criação e desenvolvimento de projetos que busquem aumentar a eficiência na gestão e na prestação de serviços dos diferentes órgãos do Governo do Estado. A automação de serviços é uma das frentes de inovação.
› FONTE: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Comunicação