Prefeitura tem 75% de cobertura do ESF e busca alcançar 100%.
Com a chegada de dois médicos do programa federal “Mais Médicos” em Palhoça, o município fica com 75 por cento do território coberto pelo programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). A proposta elencada pelo prefeito Camilo Martins é atingir 100 por cento de todas as famílias palhocenses com o programa que promove a saúde e previne doenças. “É melhor investir em orientação e prevenção médica, do que combater qualquer enfermidade”, afirma Camilo.
Quando Martins assumiu a Prefeitura de Palhoça, a Secretaria de Saúde atingia 53 por cento das famílias e em pouco mais de três meses de governo, esse número vai atingir, ainda este mês, 75 por cento.
Segundo o secretário de Saúde, Rosinei de Souza Horácio, isto torna o município uma referência no atendimento de promoção a saúde e na prevenção de doenças. “Com o programa ESF os atendimentos de média e alta complexidade reduzem consideravelmente”, explica o Secretário.
Nos próximos dias, dois médicos estrangeiros devem começar a trabalhar em Palhoça. Um deverá atender no Posto Central e o outro na unidade de Saúde do Bairro Pachecos. Os dois novos médicos, Silvio Gabriel Benites, de 37 anos e Esteban Arbonies, de 41 anos, já conheceram as unidades onde vão atuar e comentaram que não encontraram nenhum problema para atuar na cidade.
› FONTE: Comunicação/Prefeitura Municipal de Palhoça