Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição de fotos divulga memórias da Praça XV de novembro

Publicado em 14/01/2016 Editoria: Cultura Comente!


Praça XV de Novembro - 1894

Praça XV de Novembro - 1894

Muitas pessoas que passam pela Praça XV de Novembro, no Centro Histórico, nem imaginam que o local já foi cercado com gradis de ferro e teve acesso restrito ao público, com horários controlados para visitação. Essa e outras curiosidades são apresentadas em uma exposição fotográfica com imagens que retratam transformações ocorridas no entorno da praça entre os séculos 19 e 20. A mostra pode ser visitada na Casa da Memória até 29 de janeiro, com entrada franca.

Ao todo estão expostas 30 imagens que integram o acervo municipal ou foram cedidas para a exposição. Entre elas, destacam-se a reprodução de uma pintura de Vicente Pietro, artista que acompanhou o imperador Dom Pedro II  e a comitiva imperial em sua visita à Ilha de Santa Catarina, em 1845. A mostra proporciona ao visitante a oportunidade de observar o desenvolvimento da região central e as mudanças na paisagem local ao longo do tempo, a partir do olhar de artistas e fotógrafos em diferentes épocas. A exposição fotográfica sobre a Praça XV de Novembro pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.

A atividade visa a divulgar o trabalho feito pela Casa da Memória,  que funciona como um centro de documentação da vida social e cultural do município, dispondo de um rico acervo para consulta. Gerido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), o órgão reúne, restaura, organiza, preserva e divulga registros visuais, sonoros, bibliográficos e documentais relativos à história, à memória, à identidade e à produção cultural da cidade.

Além de apreciar a exposição, os visitantes podem conhecer o espaço e consultar outros acervos disponíveis no local, parte deles compostos por doações feitas pela população. Entre as coleções, destacam-se o Banco de Imagens Sylvio Ferrari, com fotografias de caráter biográfico, histórico e geográfico, e o Arquivo Zininho, que guarda registros sonoros e visuais, organizados pelo saudoso poeta, compositor e radialista Cláudio Alvim Barbosa (1929-1998), autor do hino de Florianópolis. Em 2015, a Casa da Memória registrou a visita de cerca de 6 mil pessoas, entre turistas, pesquisadores e público em geral.

Serviço:

O quê: Exposição fotográfica sobre a Praça XV de Novembro
Quando: até 29 de janeiro. De segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas         
Onde: Casa da Memória / Fundação Franklin Cascaes. Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro (48) 3333-1322
Quanto: gratuito

› FONTE: Assessoria de Comunicação FCFFC

Comentários