Em reunião realizada neste domingo, a Superintendência Regional Metropolitana da Casan decidiu colocar técnicos e engenheiros da empresa à disposição dos proprietários de imóveis do Norte da Ilha de Santa Catarina. A medida é a primeira de uma série de ações para aumentar o número de imóveis ligados de forma correta à rede coletora de esgoto de Florianópolis.
Segundo o último levantamento do programa Se Liga na Rede, 57% dos imóveis vistoriados na região de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus estão irregulares. "O número recorde de pessoas no Norte da Ilha e a superlotação de alguns imóveis não conectados à rede estão aumentando os problemas de balneabilidade naquela região", diz o superintendente Lucas Arruda. "A orientação gratuita de um técnico pode estimular alguns proprietários a se regularizar e evitar mais danos".
Conforme a legislação, a atribuição da fazer a correta ligação à rede é do proprietário, mas o quadro de degradação ambiental na altura do Rio do Brás faz a Casan disponibilizar o telefone (48) 3271-4510 para agendamento da orientação técnica gratuita. Se for necessário, um engenheiro vai até o imóvel averiguar, com o proprietário, a melhor maneira de fazer a ligação. O site www.casan.com.br traz as principais orientações.
Além dessa medida, a Casan participa de outras duas ações para tentar amenizar o quadro de poluição no Norte da Ilha. Uma delas é subsidiar a limpeza do canal que liga o Rio do Brás ao Papaquara, que será realizada pela Prefeitura. E a outra é a implantação de um emissário para conduzir parte da vazão excessiva das ligações irregulares até a estação de tratamento.
› FONTE: Ricardo Stefanelli/Assessoria de Comunicação/Presidência da Casan