"Sala de Situação" é criada e vistorias serão intensificadas nas áreas de infestação
Itapema, juntamente com os 27 municípios de Santa Catarina, considerados infestados pelo transmissor, iniciou um plano de ação de combate ao Aedes aegypti. O mosquito é transmissor da Dengue e da febre chikungunya e Zika vírus.
O Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti tem o propósito de reduzir a infestação e a possibilidade de ocorrência de epidemias de dengue, chikungunya e Zika Vírus nos municípios infestados.
Uma das ações foi a criação das "Salas de Situação", que são pessoas fundamentais na sociedade para garantir a troca de informação entre todas as entidades e assim, a agilidade na resolução das situações encontradas. Além disso, nos meses de Janeiro e Fevereiro uma força tarefa será montada com a intenção de inspecionar todos os imóveis em área de infestação nos bairros Meia Praia e Centro.
"Vamos encontrar situações que vamos precisar do apoio imediato das pessoas envolvidas nesta "Sala de Situação". Vamos nos encontrar em reuniões conforme a necessidade, porém, a melhor forma de contato será via WhatsApp, para tanto, solicitamos o número de celular e e-mail de cada profissional indicado a esta Sala", declarou a Enfermeira Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos.
As pessoas que farão parte desta "Sala" serão representantes das seguintes entidades: Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Programa de Controle da Dengue, Atenção Básica, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras e Transporte, Regional de Saúde, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Ambiental.
"Com essa equipe formada, esperamos que todos desenvolvam um bom trabalho, para conseguirmos atingir o nosso objetivo que é manter os munícipes e turistas, livres das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti", concluiu a Coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Jaqueline Ferreira.
O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, reforçou o alerta e lembra os moradores de contribuírem com o controle a Dengue. "Pedimos à comunidade que colabore, eliminando os locais com água parada em pneus, calhas e vasos e tampando as caixas de água, aceitem a eliminação dos criadouros e abram as portas para a realização do trabalho. Toda pequena ação contribui e muito nessa luta", afirmou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
› FONTE: Prefeitura de Itapema