Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fundação Cultural Badesc divulga agenda de atrações para próxima semana

Publicado em 11/12/2015 Editoria: Cultura Comente!


CineSESC exibe o longa A Dama de Shanghai, no dia 15, terça-feira, às 19h

CineSESC exibe o longa A Dama de Shanghai, no dia 15, terça-feira, às 19h

Confira a agenda da Fundação Cultural Badesc para a semana que vem:

Exposições (Em todos os espaços da casa)

Impossibilias: arquivo e memória em paulo gaiad

Visitação até 21 de janeiro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Paulo Gaiad (1953, Piracicaba, São Paulo/ vive e trabalha em Florianópolis) é um artista que utiliza diversos materiais e procedimentos, combinando constantemente os registros do visual e do dizível, a partir do lance biográfico. Em seus objetos, desenhos, colagens e pinturas incidem rasuras e avarias, ajustes e camadas, disfarces e revelações. O conjunto de sua obra se caracteriza por um fluxo onde a imagem e a linguagem se rebatem por meio de certas lembranças e apagamentos que acabam por explicitar diferentes gradações de sua subjetividade. Os trabalhos apresentados nesta exposição compreendem diferentes momentos e  vão desde o início da carreira do artista nos anos 80, até trabalhos mais recentes. Não há aqui séries completas, mas casos exemplares, onde é possível observar três temas reincidentes: carne (materialidade corporal), passagem (reflexão plástica sobre espaço, lugares, paisagens, viagens), cifra (pequenos segredos biográficos colhidos de diferentes universos e contingências). Importante destacar que muitas vezes estes temas estão embaralhados, disfarçados ou simplesmente recombinados. O fio que liga todos os blocos, impossibilia, é uma figura de linguagem em que são articuladas duas proposições incompatíveis ou contraditórias, fazendo com que o insuspeito, o improvável e o inesperado se encontrem e produzam uma abertura para infinitas combinações.

Lançamento de Livro

Prosa, quase Poesia, de Norma Bruno

17 de dezembro, quinta-feira, às 19h.

O livro reúne os escritos breves feitos por Norma Bruno nos últimos vinte anos. O texto é livre, sem métrica, e a rima, quando existe, ocorre por mero acidente. A linguagem é a da prosa e a Poesia dá as caras mais como um cacoete, um vício do olhar encantado – às vezes cômico, às vezes assustado – com que a autora vê o mundo.

Norma Bruno é cronista das coisas e gentes da Ilha de Santa Catarina e pesquisadora da Cultura. Neste livro envereda pelos caminhos da Poesia.

Férias Coletivas

De 21 de dezembro até 3 de janeiro de 2016, a Fundação Cultural Badesc permanecerá fechada. Retornando em 04 de janeiro com as atividades de cinema, exposições e lançamento de livros.

Edital

Fundação lança edital 2016

Estão abertas as inscrições para o edital de exposições do Espaço Fernando Beck e do Espaço 2, que vão selecionar 8 projetos para 2016. O regulamento pode ser obtido emwww.fundacaoculturalbadesc.com ou retirado na Casa.

Cineclube

Dia 11, sexta-feira, 19h, Sessão Divã

O solista

(The Soloist) de Joe Wright. EUA/Reino Unido. 2009. 117min. Drama. 12 anos. Com Jamie Foxx, Robert Downey Jr. e Catherine Keener.

Sinopse: Steve Lopez é um famoso colunista, em busca de uma história incomum. Na rua, descobre Nathaniel, um apaixonado por Beethoven, tocando muito bem num violino de apenas duas cordas. Lopez prepara uma coluna sobre sua descoberta e recebe de um leitor, como doação, um instrumento para o músico.

Convidada: Sonia Garcia, psicanalista, Fórum do Campo Lacaniano de Florianópolis.

Dia 14, segunda-feira, 19h, Cine Francês Aliança Francesa

Os despreocupados

(Les insouciants) de Louise de Preymonville. França. 2014. 25min. Drama. Livre.

Niels sai de um posto de gasolina com seu telefone ao ouvido. Ele encontra quinze meninos e meninas de sua idade. Ao som da música que vem de uma estação, eles falam e bebem cerveja. Ele assume o volante de um carro estacionado e desliga o celular, sem saber que essa última conversa telefônica vai mudar sua vida.

Ártemis - Coração de Alcachofra

(Artémis, coeur d&39;artichaut) de Hubert Viel. França. 2013. 64min. Comédia. Livre. Com  Frédérique Barré, Lelio Naccari e Noémie Rosset.

Uma passagem pela vida de Ártemis, deusa lunar que cai de pára-quedas no mundo contemporâneo. Estudante de Letras, solitária e melancólica, sua vida muda quando conhece a exuberante ninfa Kalie. A história de uma amizade relâmpago.

Dia 15, terça-feira, 19h, CineSESC

A Dama de Shanghai

(The Lady Shanghai) de Orson Welles. EUA. 1947. 109min. Suspense. 12 anos. Com Orson Welles e Rita Hayworth.

Sinopse: Michael O&39;Hara é um marinheiro que vê a bela Elsa Bannister passeando de charrete no parque. Ele a ajuda quando ela é assaltada por três homens. No dia seguinte Michael recebe a visita de Arthur Bannister, marido de Elsa, que deseja que ele trabalhe em seu iate durante uma viagem que o casal fará.

Dia 16, quarta-feira, 19h, ART 7

Ponto em Fuga

Brasil. 2015. 12min. Documentário

Performance do artista Lourival Pinheiro de Lima (Loro), expondo questões paradigmáticas sobre o ponto e a reta e o diálogo visual entre dança,  pintura e poesia.

De ilusão também se vive

(Miracle on 34th Street) de George Seaton. EUA. 1947. 96min. Drama, comédia. Sem classificação. Com Edmund Gwenn, Maureen O&39;Hara e John Payne. Tema: Fantasias Natalinas.

Sinopse: Advogado precisa provar que o simpático e doce idoso Kris Kringle é o Papai Noel que ele afirma ser, e não um idoso acometido por transtorno de personalidade.

Dia 17, quinta-feira, 19h, Aluno Cineasta

Exibição de curtas realizados pelos participantes do projeto Aluno Cineasta, oficina de linguagem audiovisual para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, realizado nas cidades de Florianópolis, Palhoça e Joinville.

Dia 18, sexta-feira, 19h, Cinema, Chá e Cultura

AI - Inteligência Artificial

(AI - Artificial Intelligence) de Steven Spielberg. EUA. 2001. 146min. Drama/Ação. Livre. Com Haley Joel Osment, Jude Law e William Hurt.

Sinopse: Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das calotas polares da Terra. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton, que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.

Convidado: Juca Rodrigues, professor de teatro da UDESC.

› FONTE: Fundação Cultural Badesc

Comentários