Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Provocante, a exposição "Ponto Fora da Curva", de Albertina Prates, incita reflexão sobre o homem e seu cotidiano.

Publicado em 08/12/2015 Editoria: Cultura Comente!


Fragmento obra REFLEXO (2 X 16,50 m). Exposição Ponto Fora da Curva, de Albertina Prates (2)

Fragmento obra REFLEXO (2 X 16,50 m). Exposição Ponto Fora da Curva, de Albertina Prates (2)

O trabalho teve a participação de estudantes de escolas públicas de Florianópolis; a abertura oficial será no dia 11 de dezembro, no CIC, Florianópolis

O sagrado cotidiano e o homem é o tema da exposição "Ponto Fora da Curva", da artista Albertina Prates, que abre ao público no dia 11 de dezembro, no espaço Lindolf Bell, CIC (Centro Integrado de Cultura), Florianópolis. Composta por desenhos, pinturas e instalações de tamanho gigante, a mostra busca colocar cada visitante diante de si mesmo, propondo reflexões sobre os passos de cada pessoa, seus atos e as consequências deles, que refletem, como um espelho, o próprio indivíduo e o outro.  A exposição conta com a participação de estudantes de escolas públicas da Capital. A vernissage, que terá intervenção sonora do pianista Diogo de Haro com música composta especialmente para a ocasião, está marcada para às 20h e é aberta ao público.

Logo na entrada da exposição, um convite à interatividade. O convencional livro de assinaturas foi substituído por pedaços de papel para serem escritos e fixados numa mesa, ao lado de pintura na qual uma figura alada, representação do divino, está alfinetada numa parede. Analogias como essas podem ser encontradas por toda a exposição, que possibilita a imersão do visitante numa atmosfera propícia a introspecção: focos de luz iluminarão somente as obras numa sala completamente escura. A luz estará também sobre o espectador quando, diante de um espelho, ele se torna parte de uma das instalações.

"Questionamentos sobre a atuação do ser humano no mundo provocam artista e público a se repensarem. Na exposição encontramos sonhos, espelhos de vidas, induzindo pensar para além das obviedades", afirma a curadora Gizely Cesconetto.

O processo criativo colaborativo é uma das marcas desse trabalho de Albertina Prates, que ao longo do ano dedicou-se a montagem da exposição contando com a contribuição do psicólogo e mestre em Teologia Juarez Francisco da Silva. Análises de sonhos feitas por ele estarão na obra "Numinoso", que revela a complexidade da psique humana.

Outra participação marcante em o "Ponto Fora da Curva" é a dos estudantes. Fotografias feitas pelos alunos dos projetos de extensão de arte e cultura dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e do ensino fundamental das escolas Aderbal Ramos da Silva (estadual) e Desdobrada Costa de Dentro (municipal) integram a escultura poema "Preciso um anjo para consumir-me a boca", feita de papel. O nome da obra foi retirado do poema "Os Ciclos", do poeta Lindolf Bell.

Falar de sagrado cotidiano é refletir sobre "a magia da existência de cada qual, sobre a solidão e a eterna procura do divino", afirma a artista. "E estar em o &39;Ponto Fora da Curva&39; pode ser o que diferencia um indivíduo do comum. É se colocar no papel de observador, é a tomada de consciência", complementa Albertina.

Serviço

O quê: "Exposição Ponto Fora da Curva", de Albertina Prates

Quando: 11.12.2015, às 20h (vernissage); 11.12.2015, às 15h30 (pré-estreia para alunos do IFSC); até 16.01.2016 (visitação)

Onde: Sala Lindolf Bell, CIC – Centro Integrado de Cultura, Florianópolis

Quanto: Gratuito (vernissage/visitação)

› FONTE: Letícia Kapper da Silva/Cultura Multimidia

Comentários