Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Autista de Florianópolis lança livro

Publicado em 07/12/2015 Editoria: Cultura Comente!


Foto: divulgação

Foto: divulgação

"Humor Azul , O Lado Engraçado do Autismo" é o primeiro livro do cartunista e caricaturista Rodrigo Tramonte, de Florianópolis, que lança no dia 10 de dezembro a obra no Centro Integrado de Cultura (CIC).

A obra reúne tiras de quadrinhos de humor, do  qual o personagem principal é Zé Azul,  um autista de 30 anos que vive com a mãe e é anti-social. O objetivo do livro é conscientizar os leitores sobre o comportamento dos autistas e a forma como eles enxergam o mundo.

Tramonte descobriu aos 30 anos que tinha a Síndrome de Asperger, um tipo de autismo de grau leve, que não compromete a fala e a coordenação motora e, diante da descoberta, decidiu se tornar ativista pró-autismo.

 O autor desenhou ao estilo dos clássicos Mafalda e Calvin, cujas histórias abordam as situações que o autista vive no seu cotidiano, e como os traços do autismo interferem nos seus gestos e palavras. As tiras falam de forma leve e bem-humorada sobre características autistas como a visão concreta e objetiva das coisas, a fixação em temas específicos, a dificuldade de moldar o próprio discurso conforme o contexto da situação presente, a hipersensibilidade dos cinco sentidos e a busca pelo isolamento.

O objetivo do livro – lançado pela ONG Projeto Autonomia, da produtora cultural Andrea Monteiro - é conscientizar os leitores sobre o comportamento dos autistas e a forma como eles enxergam o mundo, através da linguagem universal e de fácil associação dos quadrinhos de humor.

O livro será lançado em diversas capitais brasileiras.

› FONTE: Ricardo Macuco Press

Comentários