Com equipes organizadas para atender alguns dos balneários mais procurados por turistas, a ajuda de uma câmera de vídeo e caminhões hidrojato, a Casan está fazendo a limpeza preventiva de redes de esgoto em Florianópolis. O trabalho iniciado no mês de novembro é desenvolvido em Canasvieiras, Ingleses, Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa.
O objetivo é preparar o funcionamento adequado dos sistemas de esgotamento sanitário, que na temporada de verão recebem carga muito maior em função da presença do grande número de visitantes.
Tecnologia na inspeção
“Prevenir é sempre a melhor solução. Tentamos minimizar transtornos de extravasamentos usando uma câmera de vídeo para verificar a situação da rede de esgoto e, paralelamente, montamos a estratégia para o trabalho de limpeza com os caminhões hidro/autovácuo”, explica Luiz Carlos Libânio, do Setor Operacional de Esgoto (Seope) da Agência Florianópolis da Casan.
O trabalho é feito com uma câmera especial para vídeo-inspeção de tubulações, com iluminação de LED. Manuseada com uma haste e controle remoto, a câmera possui zoom que permite aproximação de até 30 metros e possui avaliações em tubulações de até um metro de diâmetro. Com o equipamento, são realizadas imagens em vídeo e também fotos.
Os problemas mais comuns encontrados são redes bloqueadas por material como plástico, assim como galhos e areia, carreados em ligações inadequadas de água da chuva para a rede coletora de esgotos.
Há também obstrução das tubulações por óleo, que ao se resfriar fica sólido e forma placas. Esse óleo deveria ficar retido em caixas de gordura, mas acaba sendo descartado nas tubulações.
“A meta dessa manutenção é evitar os extravasamentos que provocam mau cheiro”, complementa Libânio, que pede a colaboração da população para uso correto da rede de esgotos. “Assim como precisamos da colaboração da população para economizar água, é preciso que as pessoas usem de forma correta os sistemas de esgotos”, complementa o técnico da Casan. Depois de trabalhar nos balneários, a Companhia passa a fazer a manutenção preventiva na área central de Florianópolis.
Dicas para uso correto da rede de esgotos:
- Não jogue papeis, cigarros, absorventes, restos de comida ou qualquer tipo de lixo no vaso sanitário ou na pia
- Toda água que sai da pia da cozinha deve passar pela caixa de gordura, que existe para impedir o entupimento dos canos da rede de esgoto
- Mantenha os ralos dos banheiros, pias e lavanderias livres de sujeira
- A água do tanque e da lavanderia também é esgoto, assim como a água do banheiro
- A água da chuva não deve ser lançada na rede de esgotos, pois pode provocar extravasamento e contaminação
- Jamais faça ligação de esgoto sem orientação da Casan. A Companhia comunica os usuários quando o sistema está pronto para funcionamento. Ligações em redes que não estão em operação provocam mau cheiro na cidade e comprometem a qualidade de vida
Orientação para descarte do óleo de cozinha:
- Após a fritura dos alimentos, esperar o óleo de cozinha esfriar
- Colocar em uma garrafa PET, utilizando um funil com gase, se possível, para separar os resíduos sólidos
- Levar a garrafa tampada até o Ponto de Entrega Voluntário (PEV) do Programa ReÓleo ou, em Florianópolis, em dois dos PEVs da Comcap
- Até cinco litros de óleo de cozinha por usuário/dia podem ser entregues nos seguintes PEVs da Comcap:
PEV do Itacorubi:
Rodovia Admar Gonzaga, km zero
Segunda a sábado, das 7h às 19h; e domingos, das 7h ao meio-dia
Fone: (48) 3261-4816
PEV de Capoeiras:
Terminal de Capoeiras, Rua Professor Egídio Ferreira, 1770
Todos os dias, das 7h às 19h
Fone: (48) 9624-8573
› FONTE: Gerência de Comunicação Social da Casan