Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Investimentos e planejamento no setor turístico são debatidos em Fórum na capital

Publicado em 01/12/2015 Editoria: Geral Comente!


João Moritz,presidente da Câmara Empresarial de Turismo Fecomércio SC ao lado do Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, em evento na capital. Foto: Laureci Cordeiro/RICTV Record/Divulgação

João Moritz,presidente da Câmara Empresarial de Turismo Fecomércio SC ao lado do Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, em evento na capital. Foto: Laureci Cordeiro/RICTV Record/Divulgação

O presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, João Moritz, participou do Fórum de Turismo e Gastronomia que abriu o Ciclo "Como Santa Catarina é diferente em relação ao Brasil?"

O evento contou com a presença de Henrique Eduardo Alves, Ministro do Turismo e Vinícius Lummertz, presidente da EMBRATUR. Participaram também lideranças e autoridades da região. O encontro discutiu o tema "Desenvolvimento do turismo gastronômico como atrativo para o turismo nacional e internacional".

Para o presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo Moritz, o turismo está inserido em uma economia diversificada, ligado diretamente ao comércio: "Essa atividade gera renda e intensifica a cadeia produtiva. O Sistema Fecomércio SC/ SESC/SENAC tem papel muito importante para o diferencial turístico catarinense, pois contribui para a qualificação da mão de obra do setor, por meio de cursos e treinamentos ofertados aos catarinenses".

"Em um cenário de retração econômica o turismo é a grande bandeira nacional de recuperação", aposta o Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que defendeu a participação do turismo na agenda econômica e financeira do país.

Os números confirmam a necessidade de mais investimentos no setor -  muito abaixo em um comparativo dos países vizinhos. Em 2015 o governo argentino investiu 58 milhões de dólares para a promoção e divulgação, enquanto que no Brasil foram destinados cerca de 20 milhões de dólares, segundo o ministro.

"Em 2014 o turismo trouxe 6 milhões e 400mil pessoas ao nosso país. Como o Brasil das Serras Gaúchas e Catarinenses, da Amazônia e do Rio de Janeiro, trouxe o mesmo número de turistas que visitaram a Torre Eiffel", questionou Alves.

Além da necessidade urgente de investimentos para sua promoção eficiente, foram apontados outros desafios para o turismo nacional. Entre eles o respeito com a iniciativa privada, a qualificação de mão de obra e o alinhamento de ações com os governos municipais, que devem investir nas melhorias da iluminação pública e limpeza das vias, por exemplo.

"É preciso um novo modelo de desenvolvimento no turismo, mais rápido, que permita a chamada do investidor nacional e internacional, estando integrado nas cadeias produtivas internacionais" defendeu Vinícius Lummertz, presidente da EMBRATUR.

Desafios para o turismo em Santa Catarina

Em 2014 o setor movimentou R$ 1,8 bilhão, ficando na quinta colocação dos estados brasileiros com a maior entrada de turistas estrangeiros. Com grande potencial turístico o Estado ainda precisa enfrentar algumas barreiras para seu desenvolvimento, no campo legislativo e de planejamento.

Para Egídio Martorano da FIESC, o transporte é a principal chave do turismo e deveria ser tratado como política pública, com busca de recursos e planejamento de suas ações.

"Um dos caminhos para o desenvolvimento do setor é a implantação de organismos para subsidiar planejamento, sistêmico e integrado da logística catarinense, com a participação dos integrantes de setores público e privados", sugeriu Martorano.

Fabio da Paula Queiroz, presidente da Associação de Bares e Restaurantes de Santa Catarina - ABRASEL, falou do reconhecimento da gastronomia local, que vem ganhando evidência nos últimos anos. Também ressaltou o papel dos bares e restaurantes, que representam 35% do PIB do turismo, e sua importante contribuição social na geração de empregos, mas alertou para a necessidade de avanços na legislação.

"Uma das maiores dificuldades do setor está na insegurança jurídica para a contratação dos jovens, principalmente no seu primeiro emprego", avaliou Queiroz.

 "Investimentos no setor e o planejamento de ações são fundamentais para que possamos apresentar a gastronomia diferenciada, a cultura dos catarinenses e nossas belezas naturais que vão do litoral ao mar, da serra aos cânions. Santa Catarina é um estado privilegiado, garantiu o presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo Moritz.

› FONTE: Imprensa | Fecomércio SC

Comentários