Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Documentário “Retrato Pintado” é tema de workshop com assinatura do Circuito Galeria

Publicado em 27/11/2015 Editoria: Cultura Comente!


Evento acontecerá na próxima quarta-feira, 2 de dezembro, a partir das 19h

Fotógrafos do Circuito Galeria promovem na próxima quarta-feira, dia 2 de dezembro, workshop com objetivo de incentivar a discussão sobre o fazer e o pensar da fotografia. Nesta edição, o tema do bate-papo será sobre o documentário Mestre Júlio: Retrato Pintado, a partir das 19h, na Avenida Mauro Ramos, nº 1.970, sala 11, em Florianópolis.

O retrato pintado e colorido pode ter seus primórdios nos retratos de Fayum - região da península itálica e do Mediterrâneo. São datados do século IV ao século II a.C. e foram criados para perpetuar a imagem de um ente falecido pertencente à nobreza. O registro das fotos pinturas no Brasil, principalmente no nordeste, data do início do século XX e já se estabelece com uma inovação: a técnica a pastel e a óleo transparente. Considerado um dos mais importantes artistas da foto pintura no Brasil, Mestre Júlio Santos, que começou no ofício ainda na adolescência, no Áureo Estúdio, de propriedade da sua família, em Fortaleza, no Ceará.

Ao mesmo tempo em que trabalhava com a técnica “tradicional” da foto pintura, passou a colecionar imagens que guarda como um atestado da ação do tempo sobre retratos que gostaríamos de preservar para sempre. As fotos pinturas da coleção particular do mestre Júlio Santos, que estão na 14ª Bienal Naïfs do Brasil, foram recolhidas durantes as últimas cinco décadas e têm origem em Estúdios como o de Hermógenes, Walter Dantas, Áureo Estúdio, Benjamin Angert e José Maria Aroeira, todos da década de 50, além dos Estúdios Arnaldo Leão (década de 60) e Murilo Teixeira (década de 70). Possuem formatos entre 18x24 cm, 24x30 cm e 30x40 cm. Algumas imagens, pela forma espontânea do colecionismo ligado à foto pintura, não possuem identificação detalhada.

Sobre o Circuito Galeria

Oito fotógrafos experientes, com  currículos e produções voltados à fotografia, e que em 2015 uniram-se e criaram a Circuito Galeria, um projeto que visa apresentar ao público uma nova atitude sobre fazer e pensar fotografia. Ao todo, 16 trabalhos com olhares sobre a Ilha de Florianópolis contam histórias através de memórias afetivas.

A ideia do projeto é estudar, pesquisar e desenvolver a fotografia contemporânea e criando projetos e  levando esta  paixão  ao público  observador, também quebrar alguns paradigmas e desafiar a constante  falta de rotina em conviver com a arte.

SERVIÇO

O que: Workshop Quarta na Circuito: Quase Cinema! Documentário Mestre Júlio: Retrato Pintado.

Quando: 02 de dezembro de 2015

Local: Auditório do Koerich Beiramar Office Av. Mauro Ramos, 1970 – Sala 11

Estacionamento rotativo funcionará até o final do evento (entrada pela rua Demétrio Ribeiro, 51)

Hora: das 19h às 21h

Vagas limitadas - Entrada gratuita

› FONTE: Josiê Ferret - Apoio Comunicação

Comentários