Masterclass acontece nesta quarta-feira e inscrições custam R$ 30,00
Com 50 anos de carreira, 11 CDs lançados e uma indicação ao Grammy Latin Jazz, o &39;mestre da música&39; Filó Machado – que já dividiu o palco com Michel Legrand, Dory Caymmi, Gal Costa, Silvain Luc e Kenny Barron e fez parcerias em gravações com César Camargo Mariano, Djavan, Harvey Waynapel, Hermeto Paschoal e John Patitucci – apresenta &39;masterclass&39; nesta quarta-feira (25) na Oficina da Escola Livre de Música núcleo do Centro), da Secretaria Municipal de Cultura. As inscrições de participantes custam R$ 30,00.
Cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador, Filó já se apresentou em importantes teatros e festivais, como Teatre de Bercy (Paris), Carnegie Hall (New York) Massey Hall (Toronto), Motion Club (Yokohama), Java Jazz Festival (Jackarta), Teatre Flagey (Bruxelles),Teatro Nacional Sucre (Quito), Teatro de Kiev (Kiev), D&39;izzys Club Coca Cola (New York), Pescara Jazz (Ilhas Canárias), Festival de Jazz de Barquisimeto (Venezuela), Jazz&Blues do Maranhão, Jericoacoara Jazz, Ibitipoca Jazz e Santos Jazz, estes quatro últimos no Brasil. Em 2011, ministrou durante duas semanas masterclass para alunos e professores da conceituada Berklee College of Music, em Boston (EUA).
A masterclass de Filó Machado vai abordar os seguintes temas: harmonização (formas de acompanhar uma música abrangendo também formas de harmonização de outros artistas); arranjos (criações de introduções, meio e final de músicas); fusão de estilos (jazz + samba, funk + baião, ritmos compostos); improvisação (formas silábicas, ritmicas e melódicas); condução ritmica (fusão de ritmos, alterações de tempo e dinâmica); formas de composição (busca pela melhor forma de criar uma melodia em conjunto com a harmonia); e escolha do repertório (buscar, através dos grandes nomes da musica mundial, suas influências, inspirações e incorporação de seu próprio estilo).
O núcleo da Escola Livre de Música fica na Rua Alves de Brito , 334, no Centro. Contatos pelo telefone 3225-2083 ou pelo e-mail[email protected]
› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação de Florianópolis