Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Sarau Cultural abre a programação de Final de Ano de São José

Publicado em 19/11/2015 Editoria: Cultura Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Abertura das atividades de fim de ano está marcada para esta sexta-feira (20), às 19h, na Casa de Cultura Nésia Melo da Silveira

Um Sarau Cultural abrirá oficialmente a programação de Final de Ano de São José na noite da próxima sexta-feira (20), na Casa de Cultura Nésia Melo da Silveira, no Centro Histórico de São José. A abertura das atividades de fim de ano, organizadas pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FMCT), está marcada para as 19h. A iluminação especial de Natal, instalada pela Secretaria de Projetos Especiais, será acesa na noite do dia 28 de novembro nas principais ruas e bairros de São José.

Para marcar o Natal, que é celebrado o nascimento de Jesus Cristo pela Igreja Católica, e a passagem de mais um ano, a Prefeitura de São José preparou uma programação especial que segue até o dia 21 de dezembro, com apresentações de corais, bandas, exposições natalinas e atividades culturais para a população do Município.

Os alunos da Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros receberão diplomas durante a festa de encerramento, marcada para o dia 27 de novembro, às 19h. No dia seguinte, 28 de novembro, às 9h, ocorrerá a abertura da IV Conferência Municipal de Cultura e Turismo, no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI).

Uma caminhada luminosa marcará a abertura do Natal de São José no dia 29 de novembro, a partir das 20h. Uma imagem de barro do menino Jesus, construída por oleiros do Município, sairá do Centro Histórico acompanhada pela comunidade até a Olaria da Avenida Beira-Mar de São José, enquanto corais e grupos de boi-de-mamão se apresentam durante o percurso. A iniciativa faz parte do Projeto Turismo de Experiência, realizado em parceria com o Sebrae, e terá a segunda edição no dia 18 de dezembro.

No dia 1º de dezembro, às 19h, está marcado o encerramento do Festival de Música Estudantil, quando os vencedores ganharão o CD gravado com a música vitoriosa. Em parceria com a Fundação, a banda marcial Asas do Ipiranga se apresentará no dia 5 de dezembro, às 10h, no Centro Multiuso. Entre as composições, a banda também lembrará canções natalinas.

Seguindo a programação, no dia 6 de dezembro, às 16h, haverá um dia cultural no Beco da Carioca. Em parceria com a comunidade do Centro Histórico, a ação pretende criar um dia de convívio em um palco aberto, onde os músicos e artistas da cidade possam cantar, tocar instrumentos e relembrar histórias do município josefense junto com moradores.

A Feira da Freguesia do mês de dezembro terá horário especial de Natal. A 16ª edição ocorrerá no dia 13, das 16h às 22h, com todas as atividades culturais e artísticas das edições anteriores. Entre os dias 29 de novembro e 18 de dezembro, nas quartas, sextas e sábados, das 20h às 22h, os josefenses poderão visitar o Papai Noel e assistir às apresentações de corais na Casa de Artesanato Natalino, também no Centro Histórico do Município.

Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Carlos Eduardo Martins, três presépios de Natal, construídos com elementos de barro, serão montados na Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico, no Hall da Prefeitura de São José e no pátio da Escola Olaria da Beira-Mar. "Os presépios trazem traços dos imigrantes, principalmente dos açorianos, no aspecto da religiosidade popular que ainda é muito forte em São José. A devoção pelo Espírito Santo, por exemplo, existe independente de religião", explica o superintendente.

Para encerrar a programação, o espetáculo Auto de Natal Folias de Zé contará o nascimento do menino Jesus com características da cultura local, tornando a história contemporânea. As apresentações serão nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, no Centro Multiuso de São José, na Avenida Beira-Mar, e custam R$ 15 e um brinquedo. Dirigida por Raphael Soares, a peça traz música e dança e a história de um menino, chamado Zé, que conversa com sua avó e faz questionamentos sobre o Natal e seu significado.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários