Em parceria com o Instituto Tomie Ohtake e Fundação Joan Miró de Barcelona, Arteris trouxe para a capital catarinense a maior exposição já realizada no Museu de Arte de Santa Catarina
A Arteris, uma das maiores companhias do setor de concessões rodoviárias do Brasil, foi a patrocinadora exclusiva da exposição "A Força da Matéria", do pintor catalão Joan Miró, em Santa Catarina. A visitação encerrou no último domingo, 15 de novembro, no MASC – Museu de Arte de Santa Catarina. Segundo a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a mostra recebeu 69.661 mil visitantes de 12 de setembro a 15 de novembro.
"Além do público expressivo, é impossível deixar de destacar a calorosa recepção do povo catarinense. A exposição foi um marco na vida cultural da cidade, e nos sentimos orgulhosos em fazer parte dessa história", afirma o presidente da Arteris, David Díaz com o neto do artista, Joan Punyet Miró.
A capital catarinense foi escolhida por causa da atuação da Arteris no estado. A empresa é a controladora da concessionária Autopista Litoral Sul, que administra o trecho da BR-101 entre Curitiba e Palhoça, e da Autopista Planalto Sul, responsável pela administração da BR-116 entre Curitiba e divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
"A exposição é um belo exemplo de como nossa contribuição para a sociedade vai além das rodovias. Queremos deixar um legado para Santa Catarina", diz Paulo Castro, diretor superintendente da Autopista Litoral Sul. "Trazer esse projeto foi um sonho que se tornou realidade com o apoio também do Governo do Estado e profissionalismo do MASC. Estamos muito felizes com o resultado".
A mostra, que também teve passagem de sucesso por São Paulo, foi a maior retrospectiva do artista espanhol já realizada no Brasil. Integraram a exposição 112 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e objetos, além de fotografias sobre a trajetória do pintor catalão.
Em Florianópolis, além de visitantes de aproximadamente 100 municípios catarinenses, turistas de 23 estados brasileiros e de 27 países diferentes conheceram de perto as obras de um dos expoentes da arte catalã. A Arteris promoveu ainda visita de crianças participantes do Projeto Escola, iniciativa da companhia para levar a educação no trânsito para as salas de aula.
A valorização da cultura é um dos pilares da atuação da Arteris, que já havia patrocinado a exposição de Salvador Dalí em São Paulo e Rio de Janeiro, em 2013 e 2014. "O apoio a iniciativas culturais é uma das principais linhas de atuação da Arteris no relacionamento com a comunidade.
O sucesso da exposição de Joan Miró é prova de que estamos no caminho certo, mais um incentivo para investirmos em grandes eventos culturais do País", destaca Alessandra Vasconcelos, gerente de responsabilidade social corporativa da companhia.
› FONTE: Fábrica de Comunicação