A partir desta terça-feira, 01, o Hospital Regional de São José passa a adotar um novo modelo de gestão dos seus leitos hospitalares. O objetivo é aprimorar o controle das internações de curta permanência e dar mais agilidade na liberação de pacientes.
Para isso, foi criada uma equipe multiprofissional vinculada diretamente à direção da instituição, tendo uma enfermeira responsável pela coordenação da busca ativa e diária dos leitos vagos. Esse trabalho até então era realizado pelo Registro Geral do hospital.
“Com esse novo modelo nós pretendemos agilizar o giro e a liberação dos leitos destinados às internações eletivas e de emergência. Será reduzido o tempo de permanência dos pacientes na Emergência Geral e também diminuído as filas de espera para os procedimentos considerados eletivos”, explica a diretora do hospital, Marise Rodrigues.
Além de diminuir o tempo de permanência dos pacientes que passarem por cirurgias eletivas, a busca ativa dos leitos permitirá aprimorar o fluxo do atendimento e uma maior integração entre todas as equipes que atuam na unidade hospitalar.
“Também esperamos ampliar mais 16 leitos para as cirurgias de curta permanência, reduzir custos e contribuir para uma maior rentabilidade do hospital”, diz a enfermeira Marisa Alves dos Santos, responsável pela coordenação do novo modelo de gestão.
O Hospital Regional de São José tem hoje 293 leitos de internação, 1.500 servidores e realiza uma média diária de 600 atendimentos na Emergência Geral.
› FONTE: Governo do Estado de SC