Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Hotel português tem projeto pioneiro para reduzir consumo de energia e emissão de CO2

Publicado em 30/09/2013 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O projeto de eficiência energética do hotel cinco estrelas Corinthia Lisbon recebeu o título Western Europe Region - Energy Project of the Year, premiação anual dedicada a projetos inovadores na área energética realizados fora dos Estados Unidos e concedida pela Association of Energy Engineers (AEE). 

No primeiro semestre de 2013, dois anos depois da implantação do projeto, o hotel registrou uma redução do consumo de energia superior a 25%, equivalente a 600.000 kWh, ou 290 toneladas de CO2, e equivalente também à plantação de 2.509 árvores.

A parceria do Corinthia Lisbon com a Galp Energia, que fez o projeto, vai durar 10 anos e prevê uma série de mudanças gradativas na infraestrutura. Mudanças que vão da implantação de coletores solares térmicos até a geração de gás natural. ”Nesse momento o projeto está em fase de conclusão e ficamos felizes pois sabemos que muitos projetos como esse, que envolvem eficiência energética e boas práticas, nem sempre passam da fase inicial”, diz Mifsud.

Para a geração de água quente foram implantadas bombas de circulação (que fazem uso da  energia renovável), e depósitos de armazenamento de aguá quente para consumo posterior. O uso da energia renovável também é utilizado na climatização do hotel. Além disso foram instalados equipamentos de baixo consumo de energia como os dois novos Chiller,  que servem para  refrigerar e aquecer a aguá do hotel inteiro.

Já a iluminação ganhou tecnologia LED e painéis solares e o estacionamento do hotel foi equipado com postos para recarregar carros elétricos, oferecendo a infraestrutura adequada para os hóspedes que já utilizam esse tipo de automóvel. “A próxima fase é criar um manual interno de boas práticas para informar diariamente aos clientes quanto o Corinthia Lisbon reduz de CO2 por dia”, disse Mifsud.

O hotel, que fica em uma das mais belas regiões de Lisboa, começou a investir no projeto de sustentabilidade energética em meados de 2012 em conjunto com o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), parceiro técnico na iniciativa, e com a Galp Soluções de Energia, empresa portuguesa especializada em soluções tecnológicas para reduzir emissões de gás carbônico  e aumentar a eficiência energética de empresas.

“Temos muito orgulho de ter implantado o projeto, foi uma  solução que otimizou custos e fez do Corinthia Lisbon uma referência para outros hotéis do Grupo Corinthia e para o mercado hoteleiro”, disse Ferreira.

 

› FONTE: TI Comunicações

Comentários