A Prefeitura de Florianópolis foi destaque em um artigo nacional publicado na última edição da revista da Controladoria Geral da União - CGU. O artigo "Transparência no setor público municipal: uma análise dos portais eletrônicos das capitais brasileiras com base em um instrumento de apoio à decisão" é resultado de um trabalho que avaliou os portais de transparência e os sítios eletrônicos das 26 capitais do país.
O estudo revelou que Florianópolis alcançou um nível de excelência em relação à transparência orçamentária e ficou atrás apenas de Cuiabá na avaliação geral dos quesitos conteúdo, usabilidade e disponibilidade.
Em outro levantamento divulgado pela CGU em maio deste ano, Florianópolis foi a 6ª capital brasileira e a 11ª entre os 492 municípios analisados no país no quesito transparência de informação. Os dados são da pesquisa Escala Brasil Transparente – EBT, índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros.
A gestão do portal transparência cabe à Secretaria Municipal de Administração, e para o Secretário Gustavo Miroski a ampliação da transparência na gestão pública deve ser a meta principal das administrações "desde a criação do portal em 2013 tivemos o compromisso de promover o amplo acesso de toda a sociedade às informações da Prefeitura, e hoje, a plataforma é considerada uma das mais atualizadas do País" assinalou Miroski.
› FONTE: Carolina Carvalho