As precipitações pluviométricas do último final de semana e feriado vieram acompanhadas de muitos vendavais e granizo. Tudo isto trouxe sérios problemas ao sul do país. Os efeitos negativos são imensos, milhares de casas danificadas, destruição de edificações públicas e privadas, ruas e bairros inteiros debaixo d’água e isolados, quedas de centenas de postes e árvores comprometendo serviços essenciais como abastecimento de energia, deslizamentos de terra, transbordamentos de rios causando inundações de dezenas de Municípios trazendo muitos transtornos e milhões de reais em prejuízos econômicos.
Segundo a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, 34 Municípios registraram problemas decorrente das chuvas dos últimos dias. Apesar de toda as consequências, apenas um Município, Lebon Régis, decretou Situação de Emergência. Cerca de 6.953 pessoas foram afetadas no Estado, dos quais 316 ficaram desabrigadas e 622 desalojadas. Durante o evento uma pessoa morreu por descarga atmosférica no Município de Lebon Régis. O levantamento da Diretoria de Resposta aos Desastres mostra que 1.438 instalações públicas foram danificadas ou atingidas.
A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina informou que para os dias 14 e 15 de outubro, a expectativa é de mais chuva e temporais com descarga elétrica nas regiões do Oeste e Meio Oeste do Estado. O risco de alagamento e de mar agitado persistem no litoral.
Rio Grande do Sul
As chuvas da última semana deixaram pelo menos 3.039 desabrigados e 5.473 desalojados, no total 49 mil pessoas foram afetadas. De acordo com a defesa civil do Estado, 57 Municípios foram afetados, dos quais 26 decretaram Situação de Emergência e solicitaram ajuda para o Estado e ao governo federal. As chuvas causaram danos em 9.900 residências. Entre os principais rios e lagos do estado, cinco ainda estão com nível acima do nível de alerta.
Ainda segundo a Defesa Civil, algumas rodovias estaduais estão bloqueadas. É o caso, por exemplo, da RSC 287, quilômetro (km) 228, em Santa Maria. Para chegar até a cidade, a população deve usar a BR 290. Além disto, a ERS 115 está totalmente bloqueada do km 22 ao km 33, entre Três Coroas e Gramado, devido aos danos causados pelas chuvas.
Previsão de mais chuvas
Conforme previsão da Climatempo, há previsões de maiores volumes de precipitações na região Central, no Planalto, na Serra e Fronteira Oeste. Ainda segundo o órgão, todo sistema que entra no Rio Grande do Sul vem com muita força devido à influência do fenômeno El Niño, a bloqueios atmosféricos e a áreas de baixa pressão que se formam sobre o Paraguai e a Argentina.
Veja aqui o boletim completo da defesa civil de Santa Catarina.
› FONTE: Confederação Nacional de Municípios