No dia 17 de outubro começa a V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS). O primeiro encontro regional será realizado no dia 27 de outubro, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), campus Florianópolis.
As Conferências Estaduais de CTI têm por objetivo estabelecer direcionamentos estratégicos elinhas prioritárias de atuação do governo estadual no apoio a inovações resultantes de pesquisas científicas e tecnológicas, realizadas por instituições e empresas radicadas em Santa Catarina.
Nesta quinta edição, a FAPESC e a SDS pretendem interiorizar o debate sobre estas áreas e considerar demandas regionais para gerar subsídios que possam orientar políticas institucionais que favoreçam a pesquisa e sua aplicação em Santa Catarina. “Esperamos reunir empresários, docentes, pesquisadores, representantes de órgãos públicos e da sociedade, em geral, para refletirem sobre o estado atual e sobre oportunidades de avanços no sistema de CTI regional”, disse o Prof. César Zucco, diretor técnico-científico da FAPESC. A dinâmica dos encontros ficará por conta do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.
Além da capital, serão realizados encontros em Chapecó (22 de outubro), Criciúma (27 de outubro), Jaraguá do Sul (29 de outubro), Itajaí (3 de novembro) e Lages (6 de novembro). Em Joinville, no dia 13 de novembro, será apresentado o documento-síntese do evento, durante o
V Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. A programação completa dos encontros pode ser consultada em: www.conferenciacti.sc.gov.br
Lançamento
A V Conferência de CTI será lançada no dia 15 de outubro, na ALESC (Assembleia Legislativa de
Santa Catarina), durante o evento Gente Que Inova – Mobilização Catarinense pela Inovação.Lá serão apresentadas as iniciativas em CTI desenvolvidas em Santa Catarina, a fim de consolidar a inovação como política prioritária na agenda pública catarinense.
O diretor de CTI da SDS, Jean Vogel, acredita que a Conferência e o Gente que Inova são açõesinterligadas, e por isso seu lançamento acontece no evento da ALESC: “O objetivo é aproximar o tema dos formadores de opinião e trabalhar a cultura da inovação com a sociedade.Quando falamos da Conferência, vamos ao encontro dos grupos locais para discutir as demandas e o que eles entendem como ações necessárias para os próximos anos nas áreas de CTI.”
O Gente que Inova é aberto e gratuito. A inscrição para participar pode ser feita até o dia 14 no site: eventick.com.br/gentequeinova
› FONTE: Assessoria Governo do Estado de SC