Duas iniciativas promovidas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em setembro, em Florianópolis, surpreenderam os organizadores. O concerto beneficente da Orquestra Acadêmica arrecadou cerca de 300 brinquedos, enquanto a 13ª Mostra de Dança da Udesc recolheu 500 quilos de alimentos não perecíveis.
O concerto foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) e contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Os brinquedos foram doados a três entidades da Capital assistidas pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).
Segundo o coordenador de Cultura da Udesc, Ivan Tonon, o concerto beneficiou os menores da Casa da Criança do Morro da Penitenciária, da Casa São José e da Creche São Francisco de Assis. "Aliamos cultura e ação social no mesmo evento. Os resultados da iniciativa vão perdurar, pois as crianças vão brincar por muito tempo com os brinquedos recebidos", diz Tonon.
Parceria com Sesc
Já a mostra, que foi realizada pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), destinou os alimentos ao programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc), que também os distribuiu a entidades de Florianópolis.
A assistente social da Udesc, Salete Pompermaier, explica que a parceria com o Sesc é feita desde 2007 e, a cada ano, o volume de doações aumenta. "A iniciativa vai complementar as refeições de quase 600 pessoas", destaca.
Os produtos arrecadados, como arroz, açúcar e café, serão repassados à Instituição Filantrópica Cristã Príncipe da Paz, ao Centro Educacional Pastor Artur Montanha e ao Conselho dos Moradores do Saco Grande II.
› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc