Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Santa Catarina conquista vitória no Ironman Rio de Janeiro 70.3

Publicado em 05/10/2015 Editoria: Esporte Comente!


Mariana Borges cruza a linha de chegada em primeiro lugar - Foto: Fábio Falconi/Latin Sports

Mariana Borges cruza a linha de chegada em primeiro lugar - Foto: Fábio Falconi/Latin Sports

O triatlo nacional foi o destaque no Ironman Rio de Janeiro 70.3, prova do circuito mundial Ironman que fez sua estreia na Cidade Maravilhosa neste domingo, no Recreio dos Bandeirantes. O goiano Santiago Ascenço e a catarinense Mariana Borges venceram a prova na categoria Elite, garantindo o país no topo do pódio da competição, que reuniu cerca de mil atletas de 16 países, nas categoria Elite e Faixa Etária. Santiago completou o percurso de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida, com o tempo de 3h58min51seg, com vantagem de mais de dez minutos para o segundo colocado, Paulo Roberto Maciel da Silva, 4h09min12seg. Luiz Francisco Paiva Ferreira terminou em terceiro, 4h10min07seg.

Já no feminino, Mariana garantiu a vitória após um grande duelo com Carolina Furriela, marcando o tempo de 4h40min34seg. Carol fechou a prova em segundo com 4h45min09seg, enquanto a terceira colocação ficou com a triatleta argentina Erika Simon, 4h54min52seg. Os atletas da Elite dividiram um prêmio de 30 mil dólares e pontos no ranking mundial. Já a Faixa Etária classificou 35 competidores para o Mundial de 70.3 em 2016, na Austrália.

A estreia do Circuito Ironman no Rio de Janeiro não poderia ter sido melhor. Primeiro, porque aconteceu num dia nublado, numa temperatura amena, e com alguns trechos sob chuva, colocando à prova a habilidade dos triatletas. Segundo, pelo próprio percurso escolhido, que agradou à maioria. Com todo esse cenário, os competidores largaram para os 1.9 km de natação em um mar quase sem ondas. Santiago foi o quinto a sair, mas assumiu a ponta da prova já no ciclismo. Com boa vantagem, o triatleta apenas administrou a vantagem para conseguir mais uma vitória no Ironman 70.3 - venceu em Penha (SC), em 2009.

"Quero dar os parabéns à organização. Um percurso incrível e o tempo ainda ajudou bastante. Deu tudo certo, pois fiz uma natação consistente, um pedal dentro do planejado e depois corri controlando a vantagem. Estou muito feliz com essa vitória, na primeira edição de um 70.3 no Rio de Janeiro", destacou Santiago, que no ano passado foi vice-campeão do Ironman de Florianópolis, quarto colocado no 70.3 Brasília e quinto no Ironman Fortaleza.

Segundo o vencedor, sua preparação foi feita exatamente para chegar em seu melhor momento no Ironman Rio de Janeiro 70.3. "Minha programação para o segundo semestre era chegar bem aqui e poder fazer uma boa prova. E foi justamente o que aconteceu. Fiz uma prova em Maceió, na semana passada, e venci. Mas o foco sempre foi aqui", completou o campeão.

Feminino

No feminino, Mariana venceu na estratégia. Mesmo saindo da água depois de Furriela, a catarinense fez um excelente pedal, abrindo mais de 11 minutos. Isso possibilitou que ela administrasse na corrida, mesmo com a adversária tirando cinco minutos, para conseguir o título do Ironman Rio de Janeiro 70.3. "Estou muito contente, especialmente com o apoio da torcida. Coloquei um ritmo forte no ciclismo, pois sei que a Carol é forte na corrida. Deu certo e posso comemorar esse resultado tão importante", afirmou a triatleta, que na semana passada venceu o Powerman, um duathlon em Florianópolis e, no ano passado, ficou em sexto no Ironman Fortaleza. 

O Ironman Rio de Janeiro 70.3 Rio de Janeiro foi o quarto de um total de cinco eventos do Circuito Ironman no país. O calendário completo tem o Ironman 70.3 Brasília, Ironman Florianópolis, o Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay, única prova binacional de todo o circuito; o Ironman Rio de Janeiro 70.3; e o Ironman Fortaleza, que fechará a série em novembro.

Resultados Elite

Masculino

1) Santiago Ascenço (Brasil), 3h58min51seg
2) Paulo Roberto Maciel da Silva (BRA), 4h09min12seg
3) Luiz Francisco Paaiva Ferreira (BRA), 4h10min07seg
4) Fernando Toldi (BRA), 4h10min16seg
5) Felipe Manente (BRA), 4h12min59seg
6) Mario de Elias (ARG), 4h14min58seg

Feminino

1) Mariana Borges de Andrade (BRA), 4h40min34seg
2) Carol Furriela (BRA), 4h45min09seg
3) Erika Simon (ARG), 4h54min52seg
4) Bruna Mahn (BRA), 4h56min42seg
5) Leila Ximenes (BRA), 5h10min58seg
6) Karine Ximenes (BRA), 5h21min19seg

O Ironman Rio de Janeiro 70.3 é apresentado pela Oi e LG, com patrocínio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e co-patrocínio da Mizuno. O apoio é da Prefeitura do Rio de Janeiro, FETERJ, Trisport, Rio Triathlon, Gatorade, AquaSphere, Azul, Integralmédica e Barilla. A organização é da Latin Sports e a realização da Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE).

Mais informações no site oficial: www.ironmanbrasil.com.br

› FONTE: MBraga Comunicação e Six Comm

Comentários