Em função da chuva, a 6ª edição do projeto Varal da Trajano, prevista para o dia 26 de setembro, foi transferida para este sábado, 3 de outubro. São dois fotógrafos. Ronaldo de Andrade e Hermes Daniel apresentam 30 imagens em preto e branco e cor, com destaque para pescadores à beira mar, na lida com o trabalho ao ar livre. A Mostra ocorre neste sábado (dia 3), das 9h às 14h, na rua Trajano, no centro histórico de Florianópolis.
As imagens de Ronaldo Andrade, 66 anos, e de Hermes Daniel, 26 , "traduzem um encontro de duas gerações de nativos que a fotografia reuniu na beira da praia, em torno dos mesmos objetivos e se mostram aqui. Juntos, homens, barcos redes, câmeras, lentes e sonhos se misturam, se cruzam ...", escreve Claudete Segalin de Andrade, doutora em teoria literária pela PUC de Porto Alegre na apresentação da mostra.
Hermes é técnico em informática e fotógrafo autodidata, morador e nativo do Campeche. Fotografa o cotidiano do Campeche e Sul da Ilha. Ronaldo é graduado em ciências sociais pela UFSC e pós-graduado em fotografia pela Universidade do Vale do Itajaí de Balneário Camboriú.
O Varal da Trajano tem o apoio da Multicor, da Hahnemühle e da Fundação Franklin Cascaes. Ocorre no último sábado de cada mês. A exposição de abertura do projeto foi Cidade Invisível, com Milton Ostetto e Alexandre Freitas. Em seguida, ocorreu Do Mar ao Céu, de Kleber Steinbach e Paulo Goeth; Paixão pelas Ruas, de Joaquim Araujo; Instântaneos, de Jairo Cardoso, e Andarapé, de André Paiva.
› FONTE: FIFO LIMA press