Maior encontro acadêmico da área de Educação reunirá 3 mil pessoas na UFSC entre pesquisadores, professores e estudantes em programação que ainda inclui mostras de cinema, lançamentos de livros e debates sobre temas críticos como PNE, gênero, financiamento e Pátria Educadora
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) realiza, entre os dias 04 e 08 de outubro, sua 37ª Reunião Nacional. O evento, que acontecerá no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, terá como tema "Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira". Assim como em 2013, o encontro bienal e maior evento acadêmico da área da Educação no país será novamente realizado dentro de uma universidade federal.
O encontro da ANPEd receberá docentes e discentes de mais de 140 Cursos/Programas de Pós-Graduação em Educação do país, além de pesquisadores convidados nacionais e estrangeiros. Com programação construída em torno do tema central, o encontro da ANPEd proporciona um espaço ideal tanto para apresentações de trabalhos acadêmicos que mostram um amplo panorama da pesquisa científica na área quanto para debates qualificados de temas críticos que ganharam a agenda da educação brasileira em 2015, como financiamento e cortes, militarização de escolas públicas, questões de gênero e o documento Pátria Educadora. A participação estimada para os cinco dias de atividades é de 3 mil pessoas. A 37a Reunião Nacional da ANPEd tem sua imagem-tema criada por Olinda Evangelista em bordado, numa homenagem e essa prática catarinense e brasileira, representando costumes e lendas do estado.
Programação
A abertura oficial da 37ª Reunião Nacional da ANPEd se dará com Cerimônia especial no auditório Garapuvu da UFSC, no domingo, 04 de outubro, a partir das 18h. Após as palavras dapresidente da Associação, Maria Margarida Machado, será realizada a Conferência de Abertura, a partir de 20h. O conferencista convidado é Luiz Dourado (UFG), membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que irá abordar como o Plano Nacional de Educação (PNE) pode representar um avanço às políticas educacionais, sem deixar de evidenciar limites e ambiguidades presentes no texto aprovado.
Com a presença de pesquisadores renomados, representantes de entidades e do poder público, temas que definem os rumos da pesquisa e de políticas educacionais estarão em debate nas Sessões Especiais e Sessões Conversa, como Ética e Pesquisa em Educação, reformulações no Ensino Médio, PNE, financiamento da Educação e o debate sobre o Custo Aluno Qualidade (CAQi), Pátria Educadora, Base Nacional Comum e mídias interativas. Dentre os convidados internacionais estão o peruano Danilo Martucelli (Paris Decartes, França), que debate "Singularização e subjetivação na ação política contemporânea", Susan L. Robertson (Universidade de Bristol, Inglaterra), em mesa sobre "As reconfigurações da relação público-privado no contexto do Plano Nacional de Educação", e Victor Luís Porter (Universidade Autônoma Metropolitana do México, México), que debate "Arte e tecnologias: pensando politicas na educação".
De segunda a quinta-feira - com um dia a mais de atividades frente aos eventos anteriores - a programação científica inclui apresentações de trabalhos, minicursos, trabalhos encomendados e pôsteres nos 23 Grupos de Trabalho que compõem a ANPEd, além de colóquios e reuniões político-organizativas. Seguindo-se ao encontro de Goiânia em 2013, a Reunião Nacional da ANPEd efetiva-se este ano em caráter bienal, em anos intercalados com as reuniões científicas regionais - respeitando decisão estatutária de 2012. A realização no sul do país também mantém a proposta de descentralização do evento em diferentes regiões do Brasil, sempre viabilizado a partir do apoio das Faculdades de Educação locais. A expectativa é que a reunião contribua ainda mais para a consolidação da ANPEd na comunidade científica nacional e internacional, por sua efetiva atuação na afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação no país e na região.
Homenagem e atividades culturais
A 37a Reunião Nacional da ANPEd também realizará, na quarta (7), a segunda edição daHomenagem Paulo Freire, que prestará reconhecimento Movimentos ou Instituições da área da educação - as indicações foram feitas através de edital, numa iniciativa viabilizada a partir de convênioentre a ANPEd e a Secadi/MEC. Ao homenagear tais coletivos, a Associação também enaltece a história de Paulo Freire, educador fundamental para a construção de uma educação comprometida com a justiça, a igualdade e o respeito à vida humana.
Uma das novidades desta edição do encontro é a realização da I Curta ANPEd - Mostra de Filmes de Pesquisa 2015. Nos dias 5 e 6 de outubro serão exibidos nove trabalhos (selecionados a partir de edital) que propiciam a reflexão sobre o uso das ferramentas e linguagens audiovisuais no processo de produção de pesquisas e conhecimentos. Além do Curta ANPEd, o encontro também conta com o 8º Ciclo de Cinema ANPEd/Clacso e a VIII Mostra de Videodocumentários Trabalho-Educação. A programação do evento ainda prevê exposições, atrações artísticas e feira de livro, com lançamentos de publicações da área na terça-feira (6), às 18h.
37a Reunião Nacional em números
· Trabalhos Aprovados: 512
· Pôsteres Aprovados: 99
· Trabalhos Encomendados: 25
· Minicursos: 22
· Mostra de Vídeos de Pesquisas – Curta Anped e VIII Mostra Trabalho Educação: 15
· Sessões Conversas/Colóquios Clacso: 14
· Sessões Especiais: 13
· Reuniões Político-Organizativas de Entidades e Associações: 11
· Participação de Convidados Nacionais: 260
· Participação de Convidados Internacionais: 07
Serviço
37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED
quando: 04 a 08 de outubro de 2015
onde: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis (SC)
Mais informações e programação: www.37reuniao.anped.org.br / www.anped.org.br
› FONTE: Tatiana de Carvalho Oliveira