A nutricionista Alessandra Guerra explica como ter uma alimentação saudável envolvendo toda a família sem restrições rigorosas
Manter uma alimentação saudável requer disciplina. Porém, muitas pessoas ainda confundem o equilíbrio com a restrição de determinados alimentos. De acordo com a nutricionista Alessandra Guerra, a nutrição comportamental pode ser uma grande aliada na hora de inserir alimentos saudáveis e saborosos no cardápio familiar.
Segundo a nutricionista, trata-se apenas de uma questão de organização da rotina familiar. “Além disso, é necessário haver a consciência de cada pessoa em saber o que comer, quando e, principalmente, a quantidade”, afirma. Ela defende que, para quem não possui nenhuma alergia ou intolerância associada à alimentação, não é necessário cortar definitivamente certos alimentos da dieta. "Podemos ir a uma pizzaria. Mas, precisamos evitar comer em excesso. Podemos pedir uma salada de entrada e limitar o consumo de pizza a uma ou duas fatias”, aconselha.
Para quem tem filhos, Alessandra destaca como o comportamento da família pode influenciar na alimentação infantil. “Para mudar a alimentação do filho, devemos primeiro mudar os próprios hábitos. Todo o ambiente deve estar preparado. E os pais devem decidir o que, quando e onde as crianças devem comer”, alerta. A nutricionista aponta que não é necessário impor uma dieta restritiva às crianças, mas sim “ampliar a variedade de alimentos saudáveis, além de resgatar bons comportamentos, incluindo, fazer as refeições na mesa, em família e sem distrações”.
Alessandra usa o conceito de nutrição comportamental que, mais do que classificar os alimentos entre “saudáveis” e “não saudáveis”, propõe a mudança do comportamento de toda a família. "O resultado são todos envolvidos em uma alimentação consciente, que gera prazer e não culpa”, explica.
› FONTE: Presse Comunicação Empresarial