Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Jovens carentes de Florianópolis terão novas oportunidades de curso gratuito

Publicado em 23/09/2015 Editoria: Educação Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Curso de manutenção e montagem de computadores para jovens de comunidades carentes de Florianópolis tem novo patrocinador.A Fundação Telefônica VIVO é a nova parceira do CDI-SC que a partir de outubro irá capacitar 100 jovens em vulnerabilidade social por meio do Projeto Fêni

Jovens entre 15 e 24 anos em situação de risco, com ensino fundamental completo ou em fase de finalização, tem mais uma oportunidade para capacitação profissional. O projeto Fênix, que oferece curso de manutenção e montagem de computadores, de iniciativa do Comitê para Democratização da Informática (CDI) de Santa Catarina, conta com um novo patrocinador: a Fundação Telefônica VIVO. A parceria, que tem início no mês de outubro, foi viabilizada  por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FloriCriança), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.   

O patrocínio tem duração de um ano e busca atender a 100 jovens de comunidades de Florianópolis, gratuitamente. O curso ocorre de segunda a sexta-feira, em três bairros da capital: Jardim Atlântico, Morro das Pedras e Cachoeira do Bom Jesus e tem duração de 80 horas, sendo 4h por dia. Para auxiliar a locomoção dos estudantes, o projeto oferece vale-transporte e ao final, todos os jovens recebem certificado de conclusão.

Mais do que capacitar, o projeto Fênix procura dar uma chance aos estudantes para que eles possam inovar, criar novos negócios e repassar o conhecimento adquirido a outras pessoas. Focado nas necessidades e interesses dos jovens, o curso busca contribuir com a inclusão digital de pessoas em situação de vulnerabilidade social e oferecer igualdades de oportunidades para que eles se projetem dentro da sociedade.

As inscrições para o curso já estão abertas. Os jovens interessados podem se inscrever na página do projeto Fênix, no site do CDI-SC: http://www.cdisc.org.br/projeto-fenix. As aulas são compostas por três módulos: o Básico, para aprender a identificar componentes e a limpar o computador; o Intermediário, para diagnosticar defeitos; e o Avançado, que inclui uma formação em cidadania e ética.

O projeto Fênix desde 2011 já capacitou 350 novos técnicos em manutenção e montagem de computadores, moradores de regiões carentes da capital catarinense.

› FONTE: Natália Porto/Dialetto

Comentários