Design, inovação, uso pelo consumidor, refletir novos comportamentos e utilização de novas tecnologias são os ingredientes básicos para disputar segunda edição do prêmio que valoriza o design catarinense
Até 30 de setembro estão abertas as inscrições para o Prêmio D. Catarina, o mais importante prêmio de design de produto de Santa Catarina. Podem concorrer produtos produzidos em qualquer estado brasileiro, desde que o designer seja comprovadamente domiciliado em Santa Catarina. Para participar, o produto precisa ter pelo menos um designer na ficha de autoria, ter sido lançado a partir de 2013 e estar sendo comercializado até a data da inscrição.
A comissão julgadora ainda não foi anunciada, mas será escolhida entre designers renomados, membros da imprensa, membros da academia, economistas prestigiados e especialistas, segundo Roselie Lemos, presidente do Centro Design Catarina. A metodologia de seleção segue as melhores práticas dos concursos mais importantes em todo o mundo.
Até o dia 5 de outubro serão conhecidos os selecionados na primeira fase do concurso, que terão até o dia 13/10 para encaminhar os produtos selecionados. A festa de premiação acontece no dia 16 de outubro em Florianópolis, quando serão conhecidos os vencedores nas doze categorias do prêmio: Cerâmico; Eletrodomésticos e Eletro-eletrônicos; Embalagem; Esporte (vestuário e equipamentos esportivos; Games e Softwares, Web e Aplicativos; Moda (acessórios, calçados, vestuário, joias, lingerie e moda praia); Móveis (residenciais e comerciais); Superfície e Acabamentos; Têxtil; Transportes e Mobilidade; Utilidades; Outros.
Criado em 2014 para estimular a competitividade da indústria catarinense com a força do design, o prêmio D.Catarina é uma promoção conjunta do Centro Design Catarina, e da Associação Catarinense de Design (SCDesign).
A ficha de inscrição, prazos e regulamento podem ser obtidos no site do Centro Design Catarina (www.scdesign.org.br).
› FONTE: Letícia Kapper da Silva/Cultura Multimidia