Outras áreas de lazer estão sendo construídas e revitalizadas na cidade
A academia ao ar livre é uma ótima opção para quem quer começar a fazer atividade física, principalmente na terceira idade. Em São José, a Secretaria de Infraestrutura está instalando mais quatro unidades: na Rua Eugênio Raulino Koerich (Kobrasol); no Loteamento Mello (Forquilhinha); no Loteamento Terra Firme (Forquilhas) e no Roçado. Os locais foram escolhidos de acordo com a disponibilidade do terreno e a demanda apresentada pelos moradores.
As academias também já foram revitalizadas em outros pontos do município, como na Praça Eugênio Raulino Koerich, no Kobrasol, e na Avenida Beira-Mar de São José. Em cada uma das unidades, a Prefeitura de São José prepara o terreno e constrói um contra piso. Os equipamentos instalados são variados e escolhidos para movimentos de alongamento e exercícios físicos, como os simuladores de caminha, esqui e cavalgada e o supressor de pernas. O investimento é todo feito com recursos próprios.
Os aparelhos são indicados para todas as idades e, em cada um, há uma placa com orientação sobre os movimentos corretos. Além da queima de calorias, os equipamentos podem ajudar no fortalecimento dos músculos e ativação das articulações. "É um local bom para quem deseja fazer exercícios rápidos, por exemplo, entre caminhadas pela região", afirma o secretário municipal de Infraestrutura, José Natal Pereira.
De acordo com ele, construir novas áreas de lazer para a comunidade é uma preocupação da administração municipal. "Por isso, através da Secretaria de Projeto Especiais, estamos trabalhando nos Loteamentos Lisboa e Luar e nos bairros Floresta e Colônia Santana", destacou. Além disso, já estão em fase de elaboração os projetos de revitalização das praças de Barreiros, Jardim Cidade de Florianópolis e Forquilhinha.
Outra novidade, apresentada recentemente, foi o anteprojeto de requalificação da orla da Praia da Guararema, na Ponta de Baixo. De acordo com a proposta, na orla da praia, será construído um deck de madeira com 2 metros de largura e 150 metros de comprimento. Será construído também um trapiche de madeira com 55 metros de comprimento e mais uma parte flutuante, que traz menos impacto ambiental e é mais fácil para instalação.
› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José