Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Primavera terá chuva e temperatura acima da média em SC

Publicado em 21/08/2015 Editoria: Geral Comente!


foto divulgação Google

foto divulgação Google

A primavera terá chuva mal distribuída e acima da média em Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, também há previsão de chuva intensa em períodos curtos. Porém, no início do trimestre, há chance de períodos maiores de seca. Estudos científicos apontam para aumento da chuva e tempestades severas no Sul do Brasil em anos de El Niño. No entanto, é importante lembrar que o El Niño norteia a previsão, mas o acompanhamento diário é determinante para prever eventos extremos.

A primavera começa em 23 de setembro, às 5h21min.

Climatologia

Setembro e outubro marcam a transição inverno/verão, dando início às chuvas de primavera com totais mensais mais elevados. Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em outubro, com acumulados de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui, com valores de 130 a 180 mm em média, no Estado.

Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente associados a frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão e também dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio-Oeste, mais frequentes em anos de El Niño. Na segunda quinzena de novembro, inicia-se o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de verão.

O trimestre também é marcado pela atuação dos ciclones extratropicais, que oferecem perigo às embarcações no Litoral catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.

Em relação à temperatura, a previsão é de uma primavera com temperatura acima da média climatológica em SC, com maior anomalia na temperatura mínima. Mesmo assim, ainda podem ocorrer alguns episódios de frio, com curta duração, sobretudo na primeira quinzena de setembro, com formação de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. A partir de outubro, haverá períodos mais aquecidos.

A TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, continua apresentando anomalia positiva, variando de 1ºC a 3ºC como mostram as Figuras 1 e 2, e valores acima de 3ºC no Pacífico Equatorial Leste. O consenso dos modelos de previsão climática indica a continuação do fenômeno El Niño moderado e, provavelmente, evoluindo para forte no fim do ano. Segundo estudos científicos, a maior influência do El Niño ocorre na primavera do ano em que o fenômeno começa e no outono/inverno do ano sequente, no caso 2016, se o fenômeno continuar.

Semana acaba com temperatura amena e chance de chuva fraca em SC

A sexta-feira tem presença de nuvens com aberturas de sol em Santa Catarina, com condições de chuva fraca no Litoral e Vale do Itajaí, devido aos ventos úmidos soprando do mar. A temperatura é amena e sofre pequena elevação durante o dia. O vento, de sudeste a nordeste, tem intensidade de fraca a moderada.

Sábado

A madrugada e a manhã de sábado terá mais nuvens e condições de chuva fraca na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia, o sol aparece em boa parte do estado. A temperatura terá elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Domingo

No período da manhã, uma frente fria atinge o Oeste e Sul de SC, provocando pancadas de chuva. Na Grande Florianópolis e Norte do Estado, as pancadas de chuva ocorrem entre a tarde e noite. A chuva prevista é pouco significativa, mas pode vir acompanhada de raios e temporais localizados e rápidos. A temperatura fica mais alta, diminuindo no fim do dia. Vento de nordeste a noroeste, passando a sudoeste, fraco a moderado com rajadas fortes de 50 a 70 km/h à noite.

REGIÃO: GRANDE FLORIANÓPOLIS LITORÂNEA  21ºC
 12ºC
Fenômenos Vento
Direção Médio Rajada
  Nevoeiro SE/E 15 Km/h 40 Km/h
Madrugada: Nebulosidade variável e chuva isolada
Manhã: Nebulosidade variável e chuva isolada
Tarde: Nebulosidade variável
Noite: Nebulosidade variável e chuva isolada
REGIÃO: GRANDE FLORIANÓPOLIS SERRANA  16ºC
 10ºC
Fenômenos Vento
Direção Médio Rajada
  Sem ocorrência SE/E 15 Km/h 30 Km/h
Madrugada: Nebulosidade variável e chuva isolada
Manhã: Nebulosidade variável e chuva isolada
Tarde: Nebulosidade variável
Noite: Nebulosidade variável e chuva isolada
 

 

Comentários