Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição “Papel de Desenho” abre nesta quarta-feira (19/08) na Galeria Pedro Paulo Vecchietti, em Florianópolis

Publicado em 19/08/2015 Editoria: Cultura Comente!


Papel de desenho/Diego Rayck.

Papel de desenho/Diego Rayck.

A exposição faz parte de uma pesquisa sobre os usos e desdobramentos do desenho.

A curadoria sinaliza a multiplicidade e porosidade dos papéis que o desenho pode assumir, o que pressupõe formas singulares de pensar o desenho, cruzamentos com outras linguagens, passando por experiências cotidianas e narrativas ficcionais, numa tentativa de apreensão (e constante expansão) do desenho na prática de cada artista.

A mostra faz um inventário de algumas das possibilidades de ampliação desse suporte, pensando o papel de desenho entre diferentes procedimentos, materiais e formatos de apresentação no espaço expositivo: publicações que se aproximam de livros e cadernos; gráficos e legendas que organizam, interpretam e confundem ações e impressões subjetivas; gestos repetidos que instalam o desenho no espaço; linhas desenhadas sobre objetos; vídeo, performance, animação; manuais, placas e lições pseudo-instrutivas, entre outras possibilidades de recortes.

Os desenhos apresentados propõem discussões específicas, abordando o seu aprendizado e ensino, sistemas de referência, institucionalização e circulação, códigos de representação, apropriações e deslocamentos de contexto e sentido, a relação entre desenho e palavra, bem como a complexidade das legendas e instruções em relação aos gestos, imagens e a própria prática do desenho.

O Circuito Sesc de Artes Visuais traz a Florianópolis a exposição “Papel de Desenho”. Com curadoria de Aline Dias, a mostra apresenta trabalhos de cinco artistas visuais contemporâneos: Augusto Benetti, Bil Lühmann, Diego Rayck, Maíra Dietrich e Raquel Stolf. A abertura será no dia 19 de agosto, às 19h30, na Galeria Municipal de Artes Pedro Paulo Vecchietti (Praça XV de Novembro, 180 – Centro), com uma fala do artista Bil Luhmann. A mostra fica aberta a visitação de 20 de agosto a 21 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

SERVIÇO:

Exposição “Papel de Desenho”

Período de visitação de 20/08 a 21/09, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h

Local: Galeria Municipal de Artes Pedro Paulo Vecchietti - Praça XV de Novembro, 180 – Centro, Florianópolis

Visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone (48) 3229.2208

› FONTE: Assessoria de imprensa Sesc/SC - Departamento Regional

Comentários