Convênio, inédito no Brasil, tornará instituição referência em estudos sobre o tema
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Santa Catarina, e a Universidade de Alicante, da Espanha, assinaram acordo para facilitar o intercâmbio de estudantes e professores e a cooperação para estudos sobre um dos principais problemas que afligirá a sociedade nos próximos anos: a falta de água.
O acordo entre as duas instituições, inédito no Brasil, permitirá a troca de experiências entre pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental; Ciência Jurídica, Gestão de Políticas Públicas; Administração; e Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística da Univali e do Instituto de Ciências da Água e Ambientais da Universidade de Alicante.
Com isso a Univali trocará conhecimento com uma instituição que, localizada no Mediterrâneo, em uma região semiárida, é uma das principais referências no estudo da água na Europa.
O Instituto das Aguas e Ciências Ambientais da Universidade de Alicante estuda, desde 1991, o tratamento de água por meio da remoção de matéria orgânica natural, reutilização de águas residuais, dessalinização da água e otimização de processos.
Com o convênio, pesquisadores da Univali irão para a Espanha aprender o que está sendo feito lá para combater a escassez do recurso. Enquanto isso, pesquisadores da instituição europeia virão para nossa região estudar a realidade regional e propor soluções para os problemas locais.
O acordo intensifica as relações existentes entre as duas instituições que, há mais de 12 anos, promovem, conjuntamente, estudos internacionais no campo da ciência jurídica.
› FONTE: Coordenadoria de Marketing e Comunicação / Univali - SC