Empresas catarinenses despontam na produção de aplicativos como é o caso do Daily Daby, um diário eletrônico do bebê que alcançou mais de 2 mil usuários em apenas cinco meses
Desde o lançamento da primeira versão do iPhone, em 2007, o mercado mundial ganhou um novo segmento com grande potencial econômico: o de criação de aplicativos para smartphones e tablets. Com a popularização dos aparelhos, esse mercado cresceu assustadoramente, e agora já movimenta bilhões por ano inclusive no Brasil. Segundo levantamento feito pelas empresas Conecta, Ibope e Win, os brasileiros estão cada dia mais deslizando seus dedos sob a tela dos aparelhos: gasta-se, em média, 84 minutos por dia usando o smartphone, o que representa quase 15% a mais do que os usuários de outros países, que ficam em média 74 minutos com o aparelho nas mãos.
Da enxurrada de aplicativos novos que surgem a cada dia, poucos sobrevivem no mercado. Como os usuários baixam muito mais as versões gratuitas, é preciso ter criatividade para garantir que o produto inventado torne-se conhecido pelo público, sobreviva com o tempo e ainda seja rentável para seu criador. “É preciso muito trabalho, inspiração, além de saber que é necessário ter paciência para o retorno pretendido. A confiança é algo primordial também. Outro ponto importante é saber interagir com o seu público, conhecer os anseios de quem pode utilizar o produto ou serviço e oferecer exatamente o que eles precisam. No meu caso destaco a paixão pela inovação e por empreender”, ressalta Anderson Gomes, da agência digital AgWeb+. Anderson é criador do Daily Baby, um diário digital do bebê disponível para web e mobile.
O empresário está certo. Com uma demanda extremamente grande, é preciso inovar a todo momento para obter destaque e, consequentemente, lucros. Segundo dados divulgados pelo jornal Valor Econômico, de São Paulo, em março deste ano, as lojas de aplicativos da Apple e do Google Inc. oferecem cerca de 700 mil aplicativos cada uma, e a expectativa é que as receitas dessas lojas aumentem em 62% este ano, com projeção para alcançar US$ 25 bilhões. Mas se a maioria dos aplicativos disponíveis são gratuitos, de onde vem o lucro? A renda pode ser obtida através de propagandas, patrocínios ou soluções voltadas para o segmento do produto.
“Temos diversas formas de monetizar o sistema sem depender exclusivamente do usuário pagante. Uma forma legal, no nosso caso, é oferecer para que as empresas tenham o aplicativo com a sua marca e possam presentear seus clientes com o sistema em sua versão top, por exemplo. Desta forma gerenciamos toda a tecnologia e suporte, e a empresa fica com uma ferramenta de merchandising digital para interagir e se aproximar do seu público-alvo. É preciso se destacar”, explica Anderson Gomes, que fechou patrocínio comercial com a empresa Imunizar Vacinas, uma clinica de vacina focada nos públicos infantil e adulto.
As ideias de Anderson já rendem bons frutos. Se a versão da web surpreendeu com o cadastro de mais de mil usuários em três meses de lançamento, a versão mobile foi além, contabilizando mais de 1.200 downloads em pouco mais de um mês. O aplicativo ainda está disponível só para versão iOS, mas devido ao sucesso, Anderson e sua equipe já estudam a versão Android.
SAIBA INVESTIR
Segundo pesquisa da Appnation, a economia de aplicativos móveis vai dobrar de US$ 72 bilhões em 2013 para US$ 151 bilhões em 2017 no Brasil. Até 2018, espera-se que o número de smartphones existentes hoje triplique, chegando a 3,3 bilhões de unidades no mundo, superando assim a existência de celulares convencionais. Em Santa Catarina o mercado também segue aquecido, com estimativas, segundo a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), de movimentar R$2,5 bilhões no estado. Desse valor, espera-se que R$1 bilhão seja na região da grande Florianópolis.
Com um investimento inicial de R$32 mil para criar o diário digital Daily Baby, Anderson Gomes é um exemplo do sucesso que o segmento vem alcançando no estado. “Este ano pretendemos fechar com um faturamento mensal de 20 mil. Nossa meta principal é que em Agosto de 2014 nosso faturamento mensal seja de 100 mil com um lucro de 40% sobre este valor”, destaca. O caminho para alcançar esses números já está trilhado. Uma das apostas de Anderson é conquistar as empresas voltadas para o público alvo do seu aplicativo. “O Daily Baby é uma opção de publicidade extremamente segmentada e conversa diretamente com os clientes das indústrias, comércios e prestadoras de serviços que podem se comunicar diretamente com eles”, enfatiza.
› FONTE: Halo Comunicação