Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Doenças Sexualmente Transmissíveis podem se manifestar na cavidade bucal

Publicado em 17/08/2015 Editoria: Saúde Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Sexo oral desprotegido pode transmitir enfermidades como o HPV e causar câncer de boca

De maneira geral, as pessoas estão familiarizadas com o risco de que o sexo sem proteção pode transmitir Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) na região genital. O que poucos sabem é que estas enfermidades também podem contagiar a cavidade bucal e provocar lesões nessa região.

Causado pelo Papiloma vírus humano, o HPV também pode surgir na mucosa oral, formando verrugas esbranquiçadasna parte interna da boca, na língua, no freio lingual, lábios ou atingir até amigdalas, cordas vocais, faringe e laringe. A doença também está relacionada ao surgimento de câncer na boca e no colo do útero

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 10 a 20% da população adulta e sexualmente ativa tenha algum tipo de contágio pelo HPV. Os jovens representam o maior número de infectados, chegando a 45% em mulheres de 20 a 30 anos.

Sífilis, crancro mole e gonorreia são outros exemplos de doenças transmissíveis pelo sexo oral que, diferentemente do HPV, são causadas por bactérias. Essas enfermidades podem ser adquiridas facilmente quando há sangramento na gengiva, aftas ou alguma lesão nas estruturas internas da boca.

Dr. Sérgio Kignel comenta sobre a importância de relações sexuais seguras. "Para prevenir o contágio de DSTs, o uso de preservativos ou barreiras de látex é imprescindível também durante o sexo oral. O paciente deve ficar atento a qualquer variação que ocorra em sua boca e, em caso de dúvida, deve procurar seu dentista que é o profissional mais indicado para examina-lo".

› FONTE: Core Comunicação

Comentários