Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de São José inaugura o primeiro jardim botânico de Santa Catarina

Publicado em 12/08/2015 Editoria: Cultura Comente!


Fotos: Divulgação / PMSJ

Fotos: Divulgação / PMSJ

São José está entre as 25 cidades brasileiras que tem um espaço para pesquisa e preservação do patrimônio florestal

A Prefeitura de São José vai inaugurar o primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrante do Sistema Nacional de Jardins Botânicos (SNJB). A solenidade ocorrerá nesta sexta-feira (14), às 12 horas, na sede que fica no Loteamento Residencial Jardim Botânico, no bairro Potecas. Voltado para educação ambiental, o equipamento é um importante instrumento de estudo e preservação de espécies nativas da flora brasileira.

Com 160 mil m² de mata atlântica preservada, o Jardim Botânico tem uma área central onde abriga: a sede administrativa, anfiteatro para eventos de educação ambiental, trilhas ecológicas, estufa com vegetação nativa e um herbário, uma coleção científica composta por amostra de plantas secas, semelhante a um museu de espécies. A iniciativa privada foi a responsável pela construção do espaço, que, junto com a área, foi doado ao Município.

Agora, São José está entre as 25 cidades brasileiras que podem utilizar este equipamento oficial para pesquisar, recuperar e proteger o patrimônio florestal. "A área do Jardim Botânico foi entregue em abril pela empresa e desde então começamos um trabalho incansável para credenciá-lo a Rede Brasileira de Jardins Botânicos e adequá-lo as normas internacionais e resoluções do Conama", recorda a prefeita Adeliana Dal Pont. De acordo com ela, a competência do Jardim Botânico será da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Aliás, toda a estrutura da Guarda Municipal Ambiental e da Fundação será transferida para o local que, em breve, poderá ser aberto definitivamente ao público externo para visitação. "Quando pensamos no meio ambiente, devemos considerar esta ação positiva reflete em toda a região, no Estado e no país", assinalou o superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Moacir da Silva.

No Brasil, o primeiro jardim botânico foi criado foi implantado em Recife, no período da dominação holandesa (1630 -1654) e reunia espécimes da flora coletadas durante as expedições ao sertão nordestino. Em 1808, Dom João VI implanta o jardim de aclimatação do Rio de Janeiro, que vem a ser o atual Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, referência internacional.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários