Uma nova Ala e um novo Mercado. Com a reforma, Mercado Público traz inovações na estrutura, no mix e na documentação
Em fevereiro de 1899, os cerca de 20 mil moradores de Florianópolis acompanhavam a inauguração da Ala Norte do Mercado Público, que trazia como novidade a iluminação a gás acetileno. Neste 5 de agosto de 2015, mais de um século depois, a cidade vivencia um novo momento histórico: a inauguração da Ala Sul, que marca o início de uma nova fase para o Mercado.
Ele não recebeu apenas novos permissionários, mas passa a ser um prédio histórico que segue todas as regras de edificação do século 21. Há novos itens de segurança, acessibilidade, higiene e sustentabilidade. O mix passou de 10 para 53 segmentos comerciais, as lojas de calçados diminuíram de 39 para 9, a gastronomia vem para atender a todos os gostos, há boxes especializados em bebidas, carnes exóticas e sorvetes artesanais.
O prédio agora tem Habite-se e todos os 112 boxes estão devidamente legalizados com alvarás sanitários, inspeções dos Bombeiros e seguem as normas da NBR 90/50, que trata da acessibilidade. A administração conta com mais segurança jurídica e o pagamento de aluguéis, água, luz e limpeza deverão estar em dia.
Confira os pontos que foram acrescentados ao novo Mercado:
Itens de segurança e conforto
Além de estar visivelmente mais bonito, o Mercado recebeu estrutura que antes não existia, garantindo a segurança de quem trabalha ou passa por ele. Confira todas as melhorias que o mercado recebeu:
- Todas as telhas e madeiras do telhado foram trocadas;
- O vão central recebeu nivelamento do piso e granito para zoneamento das mesas e cadeiras, que agora não irão mais atrapalhar a área de circulação;
- Foram respeitadas as normas da NBR 90/50 para deixar o Mercado acessível e sem obstáculos para deficientes físicos e/ou visuais;
- O vão central receberá cobertura retrátil que protege da chuva e dos raios solares;
- A parte superior dos boxes foi padronizada e recebeu estrutura vazada para permitir a ventilação natural do espaço;
- O mercado recebeu novas fundações, pilares e vigas; além disso, todos os pilares estão revestidos com uma capa metálica para garantir ainda mais a segurança da estrutura;
- A tinta utilizada na pintura é minerálica, fabricada especialmente para fazer com que a estrutura "respire", ou seja, não haverá fungos e a parede não irá estufar;
- Todos os funcionários e permissionários agora possuem vestiário com chuveiros;
- Há zeladoria e área para a administração do mercado;
Itens de higiene e sustentabilidade
- Foram trocadas todas as calhas e sistema de esgoto;
- As calhas agora estão por fora da estrutura; assim, se houver vazamento, é possível consertar sem necessidade de quebrar a parede, o que evita ainda infiltrações nos boxes;
- As fossas sépticas foram isoladas e remanejadas, evitando que o esgoto vá para a rede pluvial;
- Os boxes das peixarias receberam "escamadeiras": na hora de manusear o peixe, as escamas são separadas e não vai para o encanamento, o que evita entupimento da rede. Há câmara fria, com maior capacidade de armazenamento.
Itens de acessibilidade
Banheiros acessíveis;
Rampas móveis;
Pisos e mapas táteis;
Elevador para cadeirante.
O novo Mix
Antes da licitação, o Mercado Público tinha apenas dez segmentos comerciais. Na Ala Norte, 68% dos boxes eram de calçados. Hoje, com o novo mix, o número de segmentos passou para 53 e há apenas nove lojas de calçados. Entre os diferenciais, estão: produtos naturais e orgânicos, sorvetes artesanais, gelatos italianos, carnes exóticas, diversos pratos e especiarias servidas nos bares e restaurantes, com o predomínio tradicional dos frutos do mar em suas receitas e composições, boxes especializados em bebidas como cervejarias e cachaçaria.
Das 14 peixarias, uma é especializada em bacalhau, e há ainda loja de brinquedos artesanais, floricultura, sapateiro, costureira e oito lojas de artesanato.
Ala Sul
Total de área construída: 2.493 metros quadrados
Nº de boxes comerciais: 36
Nº de banheiros: 4 (com acessibilidade)
Vestiários: 2
Projetos sociais: 1
O que você vai encontrar por lá: 14 peixarias, sendo 1 especializada em bacalhau, cafeteria, empório, açougues, casa de sucos, hortifrúti, utensílios para cozinha, restaurante, cachaçaria, caldo de cana.
Ala Norte
Total de área construída: 2.403 metros quadrados
Nº de boxes comerciais: 76
Nº de banheiros: 2 ( com acessibilidade)
Zeladoria
Projetos sociais: Sebrae, Igeof, Cantinho da Renda e atendimento SESP.
O que você vai encontrar por lá: artesanato, calçados, confecções, costureira, sapateiro, aviamentos, embalagens, materiais de pesca e artísticos, brinquedos artesanais, tabacaria, chapelaria, sorveterias, barbearia, empório de vinhos, artigos para festas, restaurantes e cafeterias.
Vão central
Área total: 1.200 metros quadrados
Estrutura: a área das mesas recebeu zoneamento próprio, respeitando as áreas de circulação, o piso foi nivelado para acessibilidade a todos, até dezembro haverá cobertura retrátil que protege tanto da chuva como dos raios solares
O que você vai encontrar por lá: área de convivência, alimentação, apresentações artísticas
O investimento
R$ 10 milhões nas alas Sul e Norte
R$ 4,2 milhões no vão central
Uma nova forma de administrar
Como o Mercado Público nunca havia passado por licitação, boa parte dos comerciantes não pagava água e luz, por causa dos "puxadinhos", e havia também aqueles que não pagavam o aluguel em dia. Segundo dados da Secretaria de Administração, diante desta irregularidade , havia uma dívida de R$ 2,8 milhões.
As equipes de trabalho encontraram ainda ampliações irregulares nos boxes. Hoje, para realizar qualquer alteração, o permissionário precisa de aprovação do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf).
Agora, com um contrato de concessão para cada comerciante, a Prefeitura terá maior controle para o recebimento dos aluguéis, além de ter que manter em dia as despesas de água, luz, seguro individual, limpeza e segurança.
Nova documentação – um Mercado Público com Habite-se e 100% legalizado.
Todos os boxes agora possuem:
- Alvará de funcionamento;
- Alvará sanitário;
- Alvará do Corpo de Bombeiro de SC;
- CNPJ;
- projetos arquitetônicos aprovados pelo Sephan e SMDU;
- seguem as normas de acessibilidade da NBR 90/50.
› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação de Florianópolis