Evento movimentou o Teatro Álvaro de Carvalho na noite desta segunda-feira (20)
Um evento que cravou o DNA do samba na cidade de Florianópolis mais uma vez. O Sorteio Oficial da Ordem dos Desfiles dos Grupos de Acesso e Especial levou um grande público ao Teatro Álvaro de Carvalho. Personalidades do samba, da cidade, autoridades e a massa das comunidades acompanharam a escolha da posição das agremiações. Mas antes, o palco onde a arte imita a vida teve diversas apresentações.
A noite começou com o Grupo Entre Elas que cantou o "Rancho de Amor à Ilha", hino oficial de Florianópolis, e a música de sucesso "O Meu Lugar é aqui" que também reverencia a cidade e sua cultura.
Em seguida, vieram as manifestações das autoridades presentes. No discurso, o presidente da Liesf, Joel da Costa Júnior, agradeceu a presença de todos e reforçou a filosofia de trabalho da Liga que busca a profissionalização do carnaval da Grande Florianópolis. Ele apresentou o projeto da Cidade do Samba que será informado com mais detalhes em breve.
O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, e o Senador da República, Dário Berger, prestigiaram o evento e se comprometeram em contribuir diretamente com o crescimento do carnaval e com os novos projetos do mundo do samba.
Grupo de Acesso
Após as palavras das autoridades, veio o sorteio da ordem do Grupo de Acesso. A Consulado, escola que caiu em 2015, foi a primeira a ser sorteada e fechará o desfile na sexta de carnaval no ano que vem. Depois, o Império Vermelho e Branco foi a agremiação escolhida para ser a terceira a se apresentar. Acadêmicos do Sul da Ilha será a segunda e a Futsamba Josefense abre o espetáculo no dia 5 de fevereiro.
Grupo Especial
A agremiação Nação Guarani, de Palhoça, irá abrir as festividades já que foi campeã do Grupo de Acesso em 2015, e a União Ilha da Magia irá fechar a noite dos desfiles do Grupo Especial no dia 6 de fevereiro.
A ordem do desfile do Grupo Especial será Nação Guarani, Dascuia, Embaixada Copa Lord, Os Protegidos da Princesa, Unidos da Coloninha e União da Ilha da Magia.
A noite no TAC ficou completa com a apresentação da Velha-Guarda das Escolas de Samba e das campeãs em 2015: Os Protegidos da Princesa (Especial) e Nação Guarani (Acesso).
Em setembro, a Liga prepara uma semana especial de atividades pela passagem dos 10 anos da entidade. Em outubro, pelo segundo ano consecutivo, acontecerá a gravação do CD com os sambas de enredo. As dez obras serão produzidas no Centro Multiuso de São José. Serão três dias de gravação.
5 de Fevereiro (Sexta de Carnaval) - Desfile do Grupo de Acesso
1ª Futsamba Josefense
2ª Acadêmicos do Sul da Ilha
3ª Império Vermelho e Branco
4ª Consulado
6 de Fevereiro (Sábado de Carnaval) - Desfile do Grupo Especial
1ª Nação Guarani
2ª Dascuia
3ª Embaixada Copa Lord
4ª Os Protegidos da Princesa
5ª Unidos da Coloninha
6ª União da Ilha da Magia
8 de Fevereiro (Segunda de Carnaval) – Apuração
9 de Fevereiro (Terça de Carnaval) – Desfile das Campeãs
› FONTE: Vandrei Bion/Diretoria de Comunicação - LIESF