Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Inscrições para concorrer aos cargos de reitor e vice da Udesc começam nesta terça

Publicado em 14/07/2015 Editoria: Educação Comente!


A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começa nesta terça-feira, 14, o período de inscrições para os cargos de reitor e vice-reitor da instituição para os próximos quatro anos (gestão 2016-2020). As chapas deverão requerer sua inscrição à Comissão Eleitoral Central, junto ao Setor de Protocolo da Reitoria. A data limite de inscrições é 14 de agosto.

De acordo com o edital poderão participar os professores da Udesc que sejam efetivos há, pelo menos, cinco anos, mas é vedada a inscrição de candidatos à reeleição nos mesmos cargos.

Os docentes com candidaturas homologadas terão direito à licença das atividades, precisando retornar a elas em até cinco dias após a data da divulgação dos resultados da eleição.

O primeiro turno da votação ocorrerá em 21 outubro, das 9h às 21h, e, se necessário, o segundo turno será realizado em 18 de novembro. O pleito, de voto direto e secreto, será formada pelo seguinte colégio eleitoral (artigo 70 do Estatuto da Udesc):

Comissões, propaganda e debates

A Comissão Eleitoral Central, definida no último Conselho Universitário (Consuni), foi constituída pela Resolução nº 39/2015 e é composta por 10 docentes, dois técnicos e dois alunos.

Cada centro da universidade terá comissão eleitoral setorial, que será composta por três docentes, um técnico e um acadêmico, enquanto a comissão da Reitoria terá cinco integrantes, todos técnicos.

A propaganda eleitoral será permitida após 21 de agosto, com divulgação das candidaturas e suas propostas devendo ser feitas pelos veículos de comunicação da Udesc para garantir espaço igualitário a todos os candidatos com inscrições homologadas.

Conforme as regras do pleito poderá haver debates entre os candidatos nos centros e na Reitoria até três dias antes da votação.

Votação, apuração e resultado

O edital da eleição não permite voto por procuração ou correspondência e tampouco admite voto cumulativo. Caso o eleitor integre mais de um segmento do colégio eleitoral, serão aplicados os seguintes critérios:

A apuração das urnas nos centros e na Reitoria será realizada por comissões escrutinadoras, cada uma com três membros indicados pela Comissão Eleitoral Central, e terá caráter público, iniciando a partir das 21h30 do dia da eleição.

O resultado será calculado de forma que os votos dos professores representem 50%; os dos técnicos, 25%; e os dos alunos, 25%. Computados os votos, será apurado o coeficiente eleitoral de cada candidato (confira como é feito o cálculo no artigo 48 do edital).

Depois do resultado final, a Comissão Eleitoral Central providenciará a lavratura da ata com relatório circunstanciado do processo eleitoral e encaminhará todo o material ao reitor para submissão à homologação do Consuni e, na sequência, ao governador do Estado para fins de nomeação e posse.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc/Jornalista Thiago Augusto

Comentários