A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abriu o prazo para os candidatos solicitarem isenção no pagamento da taxa de inscrição do Vestibular de Verão 2016 pelo critério socioeconômico. As provas serão realizadas em 15 de novembro.
O benefício pode ser pedido por interessados que já tenham finalizado o ensino médio ou estejam em fase de conclusão até a data da matrícula na Udesc. Quem obtiver isenção deverá efetivar a participação no vestibular durante o período geral de inscrições, a partir de setembro.
Conforme a portaria, ficarão isentos pelo critério socioeconômico os candidatos que comprovarem que não têm condições de pagar a taxa. A medida, porém, não atinge aqueles que desejarem realizar as provas por experiência.
O pedido precisa ser feito no formulário, que deve ser apresentado com os outros documentos pessoalmente ou por representante legal até 3 de agosto nas cidades listadas na portaria. Entregas pelo correio não serão aceitas.
A Comissão Avaliadora do Vestibular analisará as solicitações e poderá fazer visita domiciliar e/ou contato telefônico aos requerentes. A lista dos pedidos aprovados será divulgada na página oficial a partir de 28 de agosto.
Doação de sangue
De acordo com a portaria, essa isenção pode ser requerida a partir de 20 de julho pelos candidatos que tenham doado sangue em órgão oficial ou em entidade credenciada pela União, pelo Estado ou por município, conforme determina a Lei Estadual nº 10.567/1997.
Os interessados devem preencher o formulário e entregá-lo pessoalmente, por representante legal ou pelo correio, via Sedex, à Coordenadoria do Vestibular da Udesc, das 13h às 18h, até 20 de agosto. O setor fica no prédio da Reitoria, em Florianópolis.
Além disso, é necessário apresentar declarações para comprovar que houve, no mínimo, três doações no período de um ano, que precisam ser firmadas pelo hemocentro. A universidade anunciará as solicitações aprovadas na página do vestibular a partir de 28 de agosto.
Obras literárias, cursos e edital
Desde segunda-feira, 6, os candidatos podem verificar os livros do Vestibular de Verão 2016:
"O cortiço", de Aluísio Azevedo (editora Martin Claret);
"O Santo e a Porca", de Ariano Suassuna (José Olympio);
"Além do Ponto e outros contos", de Caio Fernando Abreu (Ática);
"A Majestade do Xingu", de Moacyr Scliar (Companhia das Letras);
"Melhores Contos", de Salim Miguel (Global).
Já a relação dos cursos e o edital serão publicados pela universidade no primeiro dia do prazo geral para se inscrever, em setembro.
Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular pelos telefones (48) 3321-8098 e 8147, das 13h às 19h, e pelo e-mail [email protected].
› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc