Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Pesquisa aponta que consumidor gastou menos no Dia dos Namorados

Publicado em 26/06/2015 Editoria: Economia Comente!


De um total de 488 pessoas entrevistas, 82 (16,8%) desistiram de comprar no Dia dos Namorados deste ano. O número confirma o cenário negativo apontado pela pesquisa de resultado de vendas, que apresentou queda de 3,34% da variação do faturamento das empresas. Os dados foram coletados pela Fecomércio SC e pela FCDL/SC, nos dias 15 e 16 de junho.

As entidades pretendem, assim, saber como foi a experiência de compra e levantar outros dados que podem ser utilizados pelos comerciantes, como o perfil do consumidor e os presentes mais adquiridos.

"Essa retração no consumo pode ser explicada a partir do cenário econômico, com o aumento da inflação, maior restrição ao crédito e as pressões na taxa de desemprego", disse o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

"É importante conhecermos melhor o consumidor, entender suas necessidades e dificuldades", explica Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.

Pesquisa

Ao todo, foram entrevistadas 488 pessoas em sete municípios de Santa Catarina: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Perfil

O estudo considerou os 83,2% que consumiram durante o período e identificou que a maioria era do sexo feminino (61,6%) e jovens consumidores na faixa etária dos 18 aos 35 anos (69,7%). Grande parte destes consumidores terminou o ensino médio (45,8%), e a maioria é composta por assalariados com carteira assinada (59,6%).

Satisfação

A maioria (95,8%) dos consumidores entrevistados teve êxito na realização das compras, ou seja, comprou o presente originalmente pretendido, aquele que motivou à ida as compras; 3% declararam não ter encontrado o presente desejado e 1,2% teve sucesso parcial na realização de suas compras.

Presentes

O vestuário foi o segmento que mais vendeu (43,6%); seguido de perfumes e cosméticos (19,7%) e calçados e bolsas (14,8%). Contudo, o maior gasto médio ocorreu entre aqueles que compraram celulares e smartphones (R$ 724,83), seguida por eletrodomésticos (R$ 596,67) e jóias (R$ 284,67).

Decisão de compra

Quanto aos principais critérios que influenciaram na decisão de compra, as características e qualidades do produto tiveram nota média 9,3; seguida pelo local onde o produto pode ser adquirido, a praça, com nota média de 8,89.

Atendimento

Os consumidores avaliaram de forma positiva o atendimento no comércio catarinense, sendo o critério cordialidade do atendente o melhor avaliado, com nota 9,01. O atendimento como um todo apresentou uma média de 8,98.

› FONTE: Fecomércio SC

Comentários