O governador Raimundo Colombo assina nesta quarta-feira, 17, em Florianópolis, convênio no valor de R$ 999,9 mil, com o Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA). Os recursos serão aplicados no Projeto Procurando Caminho: Resgatando Vidas através dos Esportes de Aventura e de Oficinas de Geração de Trabalho e Renda.
O projeto apoia adolescentes e jovens de comunidades empobrecidas de Santa Catarina, envolvidos com a criminalidade e o narcotráfico, na superação do estado de vulnerabilidade e risco social. Ele proporciona o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de preparar para a inserção ao mundo do trabalho para que se tornem protagonistas de sua própria história, por meio da arte,cultura, esporte e lazer.
O Procurando Caminho é desenvolvido há 7 anos com parcerias com o Governo do Estado e o município de Florianópolis. O projeto já foi desenvolvido em mais de 11 comunidades, atendendo cerca de 1,8 mil adolescentes e jovens com idades entre 13 a 29 anos, sendo reconhecido como a melhor iniciativa social de Santa Catarina no ano de 2013, ganhando o prêmio ANU oferecido pela Central Única das Favelas (CUFA).
Como principais resultados desse trabalho, estão a redução da mortalidade dos jovens, a retomada do processo de escolarização de cerca de 90% dos participantes, o afastamento do narcotráfico e a inserção em cursos de profissionalização.
O Centro Cultural foi fundado em 1998 no Maciço do Morro da Cruz, região central de Florianópolis. O CCEA atua nas áreas assistencial, social, de garantia de direitos, cultural e esportiva e participa dos espaços de controle social e gestão das políticas, para ampliar o acesso aos direitos e à participação efetiva da sociedade na gestão dessas políticas públicas.
Serviço
O quê: assinatura de convênio com o Centro Cultural Escrava Anastácia
Quando: quarta-feira, dia 16 de junho, às 10h30
Onde: Gabinete do Governador, Centro Administrativo, em Florianópolis
› FONTE: Governo do Estado de SC