Ente as atividades está o plantio de árvores nativas e distribuição de mudas para a comunidade
Para celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está realizando uma série ações com foco na prevenção e conscientização. Nesta quarta-feira (10) pela manhã, a equipe da Fundação estará realizando a distribuição gratuita de mudas de árvores no calçadão do Kobrasol. E, na quinta-feira (11) à tarde, as atividades serão encerradas com a entrega de mudas de espécies nativas e frutíferas no hall da Prefeitura Municipal.
A programação foi iniciada nesta segunda-feira (8) em conjunto com os alunos do Projeto VERDEPERTO do Centro de Educação Municipal Santa Terezinha. Com o objetivo de enriquecer ascoleções especiais representativas da flora nativa que irão compor o Jardim Botânico Municipal de São José, em Potecas, foi feito o plantio de quatro mudas de mulungu (Erythrina falcata).
A espécie, nativa das planícies litorâneas, hoje não é mais encontrada na região. As sementes foram trazidas do Jardim Botânico de Faxinal do Céu (PR), em maio de 2013, durante a última reunião da Regional Sul da Rede Brasileira de Jardins Botânicos. Elas foram plantadas em julho do mesmo ano pelos alunos do projeto VERDEPERTO com a coordenação da Comissão de Educação Ambiental da FMADS e professores da Escola do Meio Ambiente no Parque dos Sabiás.
"Com esta ação, estamos reintroduzindo em nossa paisagem este exemplar de nossa flora nativa, ajudando a enriquecer a coleção de plantas vivas do Jardim Botânico e ampliando a diversidade da mesma", assinala o superintendente da Fundação, Moacir da Silva.
Nesta terça-feira (9), também foi realizada uma ação de recomposição da vegetação da Beira-Mar de São José. Foram plantados dez exemplares de mulungu do litoral (Erythrina speciosa), cinco de baga de pomba (Herythroxylum argentinum) e três mudas de ipês amarelos, a árvore símbolo do município.
As árvores foram plantadas na área remanescente de restinga da Beira-Mar, próximo à sede da Prefeitura, para a conservação desse bioma e enriquecimento da paisagem. "O gesto de recompor com plantas nativas é importante para a conscientização e educação ambiental de crianças e adultos que participam das atividades. É uma forma de pensar global, agindo localmente", destaca Moacir da Silva.
› FONTE: Prefeitura de São José