No final de 2011, prestes a abrir escritório no Brasil, o site de hospedagem Airbnb tinha uma presença modesta no país: contabilizava 80 anúncios na cidade do Rio de Janeiro. Hoje, já são mais de 20 mil anfitriões da cidade que oferecem suas casas para quem quiser se hospedar.
Após ver anos de grande crescimento no país - em termos de usuários e anúncios - agora a empresa americana passa a oferecer um novo sistema de pagamento, que permitirá a utilização de cartões nacionais e boletos. Até então, só era possível reservar um imóvel utilizando cartão internacional. Durante os Jogos Olímpicos, o Airbnb também permitirá oparcelamento das reservas em até três vezes.
De acordo com Christian Gessner, diretor-geral do Airbnb no Brasil, o novo sistema de pagamento vai atender uma demanda dos próprios brasileiros e faz parte das ações da empresa para a Olimpíada, que ocorrerá no Rio de Janeiro no ano que vem. Parceiro oficial do evento, o Airbnb oferecerá o pagamento parcelado, sem juros e com cartões nacionais, no momento da compra dos ingressos para os jogos. "A ideia é que, no momento em que o brasileiro compre um ingresso, possa já fazer a sua reserva em alguma casa anunciada no site", diz Gessner.
Com o novo sistema, o brasileiro agora fica isento de pagar IOF de 6,38% (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros) para as reservas no exterior, além de não ficar refém da flutuação do dólar. Segundo a empresa, o usuário brasileiro que fez o cadastro utilizando cartão internacional já pode atualizar as informações do cadastro para viabilizar o pagamento local.
› FONTE: Negócios