As aulas gratuitas ocorrem sempre as segundas e quartas, na Beira-Mar de São José
Proporcionar às crianças e jovens uma atividade educativa e formativa, criando hábitos de vida saudáveis e integração social através do esporte.
Com este objetivo, a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) e a Associação Pedal da Grande Florianópolis se uniram no projeto Ciclista Cidadão de São José. A proposta é voltada para crianças e adolescentes, entre seis e 18 anos, estejam matriculados e frequentando as aulas de rede pública ou privada.
O coordenador do projeto, Diones Chinelatto, explica que nas aulas os participantes aprendem as técnicas para andar de bicicleta, manutenção do equipamento e como se portar no trânsito.
O programa começa com aulas teóricas e depois passa para as práticas. A partir destas atividades, o projeto busca desenvolver a formação de cidadãos, além de estimular o uso da bicicleta como um instrumento de lazer, esporte e meio de transporte rápido, barato e ecologicamente correto.
"Queremos oferecer uma opção saudável para ocupar o tempo livre em que as crianças e jovens estão vulneráveis aos perigos eminentes das drogas e violência das ruas. Por isso, nosso foco está no atendimento de crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre seis e 18 anos, sendo que as aulas não têm custo algum para os participantes", assinala Chinelatto.
O projeto visa ainda a formação de novos atletas, uma vez que os alunos que se destacarem serão convidados para participar da equipe que representa São José nas competições oficiais. Rebeca Nascimento Pereira, 17 anos, conta que tinha vontade de praticar algum esporte e viu o anúncio do projeto na sede da FMEL, na Beira-Mar. Ela fez a inscrição, começou as aulas no início de maio e já pegou gosto pelo esporte. "Vi alguns vídeos de ciclismo e agora pretendo começar a competir", planeja.
Outro participante, Erivelton Andrey, 16 anos, comenta que pedala há bastante tempo com o pai e que agora começou a frequentar as aulas do projeto. "Eu já conhecia o Diones, então quando surgiu a ideia, eu topei na hora, até porque eu gosto muito de esportes", destaca.
A inscrição pode ser feita no próprio local, mediante autorização dos pais. O projeto é realizado na Beira-Mar de São José, na pista localizada ao lado da sede da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, todas às segundas e quartas-feiras.
As aulas têm duração de uma hora e são oferecidas três turmas com 12 alunos. Pela manhã os horários são às 9h, às 10h e às 11h. E à tarde: às 15h, às 16h e às 17h. Os alunos não precisam se preocupar, pois a Fundação disponibiliza um kit padrão: de bicicleta, capacete e camiseta. Ainda tem vagas disponíveis.
› FONTE: Prefeitura de São José