Aproveitando as boas condições climáticas e o feriado de Corpus Christi, o prefeito Cesar Souza Junior foi ver de perto o andamento das grandes obras que estão sendo executadas na cidade. Por determinação do prefeito, os trabalhos não foram interrompidos no feriado e nesta sexta-feira não haverá ponto facultativo. O principal motivo desse non-stop é garantir que o cronograma das obras seja integralmente cumprido.
A primeira visita aconteceu no Norte da Ilha, nas obras da rua Padre Rohr, que liga os bairros de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. A nova Padre Rohr terá, além da pavimentação, ciclovia e iluminação pública, uma exclusiva linha de ônibus. Nesta fase da obra, estão sendo executadas a terraplenagem e a drenagem da via.
No local, o prefeito ficou satisfeito com o andamento da obra e ressaltou a importância da nova via para a população que mora e que irá trafegar por ela, "ficará uma via pública segura, bem iluminada, com ciclovia o mais importante, com uma linha exclusiva de ônibus atendendo a todos", falou ele.
O secretário de Obras explicou ao prefeito que 1 km de via está sendo compactado para que em breve possa receber camada asfáltica. Neste trecho também existe 17 passagens de rio e a drenagem foi bem projetada para suportar esse volume de água.
Do Norte da Ilha a comitiva seguiu para o Sul da Ilha, onde no canteiro de obras da construção do elevado do Rio Tavares o prefeito concedeu uma entrevista coletiva explicando aos presentes detalhes da obra, cronograma da mesma e mudanças no transito local que irão acontecer daqui 15 dias.
A construção do elevado é uma das obras mais importantes, talvez a segunda maior da gestão, atrás apenas no anel viário com corredor de ônibus, e que foi escolhida pela população no projeto Orçamento no Bairro. Nesta fase, estão sendo cravadas as estacas centrifugadas, que darão a sustentação ao viaduto, a montagem do canteiro de obras e a terraplanagem para a limpeza do terreno.
Orçada em R$ 15 milhões, a obra tem prazo de conclusão de 18 meses. O elevado terá 220 metros de extensão e fará a ligação, em forma de anel, entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição. O projeto contempla ainda, para o entorno, ciclovias e calçadas.
O prefeito falou sobre o transito complicado no trevo do Rio Tavares e sobre as mudanças de tráfego no local, "pedimos o apoio de todos, teremos um alteração e contamos com a paciência e compreensão de todos".
A partir do dia 15 de junho haverá a primeira mudança significativa no transito, "quem virá da Lagoa da Conceição não poderá acessar mais o Sul da Ilha pelo trevo, terá que acessar ou pela avenida Campeche, seguindo para a avenida Pequeno Príncipe, ou pela rua Pau de Canela", explicou ele. Ressaltou ainda que o trajeto será todo sinalizado e ainda haverá orientação da Polícia Rodoviária Estadual no local.
Finalizou dizendo que a construção do elevado do Rio Tavares é a primeira obra de uma projeto maior, que no futura terá a execução do Corredor Sul. "Esta é uma obra que irá mudar a história do Sul da Ilha".
A última visita do dia aconteceu em outra grande obra, que está na reta final de conclusão: a restauração da Ala Sul do Mercado Público. Com investimento total de R$ 10 milhões, atualmente estão sendo executados a colocação do piso interno e externo, a pintura interna, a recuperação das portas e janelas, e a instalação das redes elétrica e hidráulica.
A restauração da Ala Sul começou em junho de 2013 e estará concluída no próximo dia 18. A ala vai abrigar 39 boxes. Até o momento, já foi executado o restauro completo da edificação existente, a troca do telhado, do piso e a colocação das telhas na nova estrutura de madeira. A festa de entrega oficial do Mercado ao público, a pedido dos permissionários, será dia 5 de agosto.
Nas dependências da obra, o prefeito elogiou os trabalhos executados, "está ficando lindo, fico feliz em saber que em breve teremos um belo mercado e que será uma referencia de Mercado Público no Brasil".
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis