Uma propaganda de TV vem dando o que falar desde que teve a campanha lançada no dia 24 de maio, para o Dia dos Namorados. O Boticário decidiu celebrar a data em clima de diversidade. Em cena, casais heterossexuais e homossexuais vivem momentos de ternura e, claro, trocam presentinhos.
No YouTube, o vídeo é um sucesso de audiência: até a tarde de hoje (03), já somava mais de dois milhões de visualizações.
Assista:
Alguns consumidores se sentiram ofendidos com a propaganda e reclamaram no site Reclame aqui. A diretoria de comunicação do Boticário foi rápida e respondeu:
“O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha Casais, que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista.”
A campanha contra O Boticário partiu de alguns grupos evangélicos e se iniciou na conta da empresa no YouTube, onde o vídeo da propaganda em questão recebeu vários "deslikes" - opção "não gostei" que existe abaixo do vídeo. Em poucas horas, o vídeo tinha mais de 100 mil deslikes.
O pastor Silas Malafaia não perdeu a oportunidade e iniciou uma campanha de ódio contra a empresa, incentivando seus fiéis a não comprarem mais seus produtos até que haja uma "retratação". Malafaia fez um vídeo onde ele critica ferozmente a empresa.
"Quero conclamar as pessoas de bem a boicotar os produtos dessas empresas como o Boticário. Vai vender perfume para gay!"
Após cerca de trinta reclamações, a Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu um processo ético para analisar o comercial.
A Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que baseia suas estatísticas em denúncias do Disque 100, registrou 337 denúncias ligadas à homofobia apenas entre janeiro a abril de 2014, o equivalente a mais de duas por dia. São Paulo é o primeiro disparado, com 97 registros (28% do total), seguido por Minas, com 31 (9%).
Em 2013, foram 1.695 denúncias pelo Disque 100, sendo 745 de janeiro a abril. Em 2012, houve um pico de 3.017 denúncias, quase o triplo de 2011, quando foram registradas 1.159 queixas.
Confira o vídeo do pastor propagando o boicote.
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)