O Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, passa a contar, nesta quarta-feira, 27, com mais uma sala de cirurgia, que aumentará de 250 para 330 o número de procedimentos realizados por mês a partir de junho. O investimento de R$ 250 mil em equipamentos foi arrecadado na campanha do McDia Feliz, em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, Associação de Voluntários da Saúde e Instituto Ronald McDonald.
“A ampliação da estrutura física de três para quatro salas cirúrgicas é um dos fatores que contribuem para dar mais agilidade ao atendimento. Aliado a isso e à contratação de mais profissionais, estamos adequando o fluxo de trabalho para realizar mais cirurgias com intervalos menores entre uma e outra”, explica Carlos Schoeller, diretor do hospital.
De acordo com o Schoeller, detalhes como o tempo de deslocamento do paciente até a sala de cirurgia é bem significativo e pode ser aprimorado. “Com mais salas e mais pessoas atendendo de forma mais eficiente, conseguiremos alcançar nosso objetivo de realizar 450 procedimentos por mês, no mínimo”, estima o médico.
O Hospital Infantil atende 14 mil pacientes em média por mês, em diversas especialidades, como neurologia, ortopedia, oncologia, gastroenterologia e pneumologia. A unidade é referência para realização de cirurgias neonatais de má formação, oncológicas e deformidades graves de coluna.
A nova sala de cirurgia vai contar com mesa de cirurgia rádio-transparente, aparelho de anestesia, monitor multiparâmetro, focos cirúrgicos, pinças para biópsias e um servidor destinado ao armazenamento e gerenciamento de imagens do departamento de radiologia.
› FONTE: Governo do Estado de SC