Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto de Extensão transforma em arte os muros do IFSC Palhoça Bilíngue

Publicado em 13/05/2015 Editoria: Cultura Comente!


Transformar muros e espaços ociosos em locais de expressão artística e inclusão dos sujeitos surdos é o objetivo do projeto de extensão Arte no Muro! Cultura e Expressão Surda, que consiste na realização de oficinas, oferecidas às quartas-feiras, das 9h às 12h no IFSC Palhoça Bilíngue.

A primeira oficina, que está em andamento até o fim de maio, é a de Pintura Mural e tem a intenção de preparar os participantes para a criação, a marcação e a pintura de desenhos nos muros do próprio câmpus. Por esse motivo, os alunos têm aulas de aspectos relacionados à cultura surda, desenho, noções de pintura e dimensionamento.  

Já a segunda oficina, de Muralismo Cerâmico, que será oferecida em junho e julho de 2015, pretende capacitá-los para o desenvolvimento de murais de cerâmica também nos espaços da própria instituição. Ambas destinam-se a surdos e ouvintes, a partir de 14 anos, interessados em desenvolver seu potencial expressivo e artístico, numa perspectiva da inclusão de minorias e da diversidade. 

"A ideia do projeto surgiu a partir da observação da ausência de imagens e signos que incluam os surdos e sua cultura no cotidiano e nos espaços de passagem, mesmo num ambiente pensado para eles, como é o IFSC Palhoça Bilíngue", relatou a Técnica de Laboratório Audiovisual do Instituto, Bárbara Andrade, coordenadora do projeto.
 
A iniciativa trata-se de um projeto de extensão aprovado no Edital APROEX 2015/1, proposto pela Técnica de Laboratório Audiovisual, Bárbara Andrade, com a colaboração da professora de Desenho, Bianca Antonio, da professora de Tradução e Interpretação Libras – Língua Portuguesa, Saionara Figueiredo Santos, e do artista plástico convidado Ninhol. O projeto envolve ainda as bolsistas Bruna Luiza Lima Machado e Deise Cléa Leonel, alunas dos cursos técnico de Comunicação Visual e Tradução e Interpretação, respectivamente. 

 

 

 

› FONTE: Jornalismo IFSC

Comentários