No dia 16 de maio, professores e estudantes da Faculdade Cesusc estarão na comunidade do Morro do 25, em Florianópolis, para conversar com os moradores sobre atuação policial, direito do trabalhador e direito ambiental.
Essa será a quarta edição doprojeto Assistência Jurídica Emancipatória, que tem como objetivo reunir os moradores em rodas de conversas para discutir e esclarecer temas jurídicos que afetam o dia-a-dia da comunidade. Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado no Núcleo de Educação Infantil (NEI) João Machado da Silva, das 9 à 12 horas.
O evento é promovido pelo projeto Cesusc Pró Comunidade por meio do Escritório de Atendimento Jurídico (Esaj).
De acordo com a professora Isabela Medeiros, idealizadora do projeto, o conhecimento maior sobre esses assuntos, que foram escolhidos previamente pela comunidade, permite maior conscientização e organização dos moradores do local. "De forma secundária, pretende-se ampliar a ideia tradicional de assistência jurídica – focando o seu objeto para além da assistência judiciária – de modo a revelar um potencial emancipatório, por meio do conhecimento do direito", explica.
Durante as rodas de conversa, será servido um café da manhã. No evento também serão realizadas atividades recreativas e lúdicas para toda a família: oficinas de culinária ecológica, fabricação de brinquedos e decoração com lixo, psicologia na comunidade, além de apresentação de teatro.
O projeto já teve três edições: em outubro de 2013 na comunidade de Vargem Grande, em outubro de 2014 no Morro do Mocotó e em novembro de 2014 no Morro do 25.
As rodas de conversas são propostas pelos próprios alunos do Direito, com a supervisão de professores, e as demais oficinas têm a participação de alunos e professores de Direito, Psicologia e demais cursos do Cesusc. "Queremos convidar as comunidades carentes a se candidatar para receber o projeto em futuras edições. O objetivo é que tenhamos pelo menos dois eventos por semestre. O próximo está programado para o dia 20 de junho, ainda sem comunidade confirmada", destaca a professora.
SERVIÇO
O QUÊ: Assistência Jurídica Emancipatória do Cesusc
QUANDO: 16 de maio, sábado, a partir das 9 horas
ONDE: Núcleo de Educação Infantil (NEI) João Machado da Silva, Morro do 25
QUANTO: Gratuito e aberto ao público
› FONTE: Vocali Comunicação